A Educação possui impacto em todas as áreas de nossa vida. A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento […]
Arquivos
Estruturação do Sistema Nacional de Educação Moçambique
O Sistema Educativo actual tem 3 subsistemas: ensino pré-escolar, ensino escolar e ensino extra-escolar. Ensino pré-escolar O ensino pré-escolar é actualmente oferecido por creches e escolinhas do Ministério da Mulher e Acção Social (MMAS), das organizações não-governamentais ou comunitárias e pelo sector privado. Este subsistema, coordenado pelo MMAS, divide-se em dois níveis: o nível das […]
Finalidade da Criação do Sistema Nacional da Educação em Moçambique
As finalidades na criação do sistema nacional da educação visam o seguinte: Erradicar o analfabetismo de modo a proporcional a todo o povo o acesso ao conhecimento científico e o desenvolvimento pleno das suas capacidades; Garantir o ensino básico a todos os cidadãos de acordo com o desenvolvimento do país através da introdução progressiva da […]
A Formação do Sistema Nacional de Educação (SNE)
Na sequência das reformas, em 1983, foi introduzido o SNE (Sistema Nacional de Educação). Apesar da rede escolar permitir maior acesso de crianças e jovens ao ensino, estas reformas produziram pouco impacto na elevação qualitativa do ensino primário: empregando professores com baixa qualificação e sem condições efectivas para a formação continuada, não houve uma modificação […]
A primeira reformulação do currículo escolar
Perseguindo uma formação integral dos indivíduos, baseada na unidade dialéctica entre a educação científica e a educação ideológica, o MEC (Ministério da Educação e Cultura), em 1975, procedeu à primeira reformulação do currículo escolar: introduziu programas de ensino com novos conteúdos, da 1a à 11a classes, e novas disciplinas, Educação Política, História e Geografia de […]
A Educação no Período Colonial
O sistema da educação colonial era organizado em dois sistemas de ensino distintos, o Ensino Oficial que era destinado aos filhos dos colonos ou assimilados, que predominava nas vilas e cidades; o Ensino Rudimentar que se destinava aos chamados “indígenas” os nativos, e este desenvolvia-se nas zonas rurais (campo), em escolas das missões, controladas pela […]
Formação de Professores
A Formação de Professores Em 1945 começou a funcionar a escola missionária para a formação de professores destinados às escolas rudimentares. Os candidatos aos cursos deviam ter o ensino primário concluído, a 4ª classe. A formação de professores foi-se estendendo a outros locais. De acordo com Boléo (1961:79) apud Robate (2006), “a formação de professores […]
Ensino para autóctones e Ensino Primário Elementar
Ensino para autóctones e Ensino Primário Elementar Em 1960, apesar de se ter consciência plena de Moçambique ser um espaço multiracial e multiétnico, o ‘ensino de adaptação’ sob orientação do mesmo programa assimilacionistapassou a chamar-se ensino para autóctones. Essencialmente, o ensino para os autóctones visava, por um lado, formar uma força de trabalho que, além […]
Impacto do Ensino Rudimentar e Oficial
O ensino rudimentar, para iniciação dos alunos indígenas, compreendia o ano de iniciação, a 1ª classe (1o grau) e a 2ª classe (2o grau). Alunos das escolas missionárias podiam ingressar no ensino primário ou concluí-lo nas escolas oficiais. Em todas as classes, os alunos eram submetidos a exames. Concluída a 4ª classe, os alunos africanos […]
Ensino Oficial
A segunda categoria de escolas, compreendia as escolas primárias públicas oficiais para europeus, asiáticos e assimilados. A partir de 1952, passaram a seguir um programa de cinco classes, sendo a última obrigatória para admissão ao liceu, o qual compreendia o 1o ciclo (dois anos), o 2o ciclo (três anos) e o 3o (dois anos), de […]
Ensino de Adaptação/ Missionário
Em 1941, todo o ensino rudimentar para africanos passou a ser da inteira responsabilidade dos missionários. Esse sistema escolar passou a designar-se de ensino de adaptação, ou ensino missionário, depois de 1956.
As primeiras escolas em Moçambique
O Boletim Oficial de Moçambique n° 17, Lourenço Marques de 26 de Abril de 1930 regista que só em 1799 foi criada a primeira escola primária, na Ilha de Moçambique. Pouco depois, as escolas de formação profissional, escolas de artes e ofícios; a de Mossuril (localidade próxima da Ilha de Moçambique) foi criada em 1889, […]
Qual é a tarefa de um professor?
Professor é a pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. Tarefas do professor: O melhor professor Assegurar aos alunos o domínio mais seguro e duradouro possível dos conhecimentos científicos; Criar as condições e os meios para que os alunos se desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais do modo que dominem métodos de estudo […]
Conceito de uma Escola
Escola Primaria Completa O termo escola deriva do Latim schola e refere-se ao estabelecimento onde se dá qualquer género de instrução, faz alusão ao ensino que se dá ou que se recebe, do corpo docente de um mesmo estabelecimento escolar, ao método, ao estilo peculiar de cada professor/docente para ensinar, à doutrina, aos princípios e […]