Antes de se limparem objectos de ferro, deve-se ponderar a sua condição original.
Um acabamento metálico brilhante, consequente de uma limpeza recente, pode afectar o valor das nossas antiguidades em ferro.
Devem-se proteger os objectos de ferro contra a humidade, as dedadas, sais e ácidos.
Sugere-se um nível de humidade relativa da ordem dos 40%. O ferro é o metal mais susceptível à corrosão.
Limpeza – Geralmente a corrosão ocorre lentamente. A menos que seja necessário remover-se a camada superficial de corrosão, é melhor que se deixe o artigo como está, para que mantenha o seu valor como antiguidade.
Uma limpeza excessiva já não pode ser posteriormente anulada. Devem-se remover as poeiras, as gorduras e a humidade da superfície. Aspira-se a peça para se retirar a sujidade.
Para se removerem óleos e gorduras, esfrega-se o artigo com acetona (com cuidado – seguir os procedimentos de segurança e ler as instruções).
Se a condição do acabamento for tão má que não possa ser mantida, pode-se usar uma lã de bronze fina ou uma lixa de esmeril muito fina. Para se remover a ferrugem deve-se usar um abrasivo mais brando que o próprio ferro.
A ferrugem ligeira é removida por esfrega do artigo com uma lã de bronze muito fina e diluente mineral. Não são recomendados abrasivos fortes no tratamento de objectos históricos em ferro.
Depois de ter sido removida a camada exterior de ferrugem, o objecto deve ser protegido já que se vai seguir a formação de ferrugem nova.
Alguns especialistas recomendam que se evite o uso de removedores de ferrugem comerciais, já que estes podem provocar o aparecimento de perfurações e descamações na superfície metálica. Mas, se forem usados, devem-se seguir as instruções e remover todos os resíduos destes produtos.
Os pós para polimento e as escovas de arame rotativas deixam arranhões na superfície. Se um ambiente limpo e de baixa humidade não conseguir proporcionar a protecção suficiente que evite o enferrujamento, deve-se aquecer ligeiramente o artigo (por ex., ao sol) e aplicar-lhe cera microcristalina ou cera de abelhas.
O enceramento é um processo reversível. Deve-se evitar a parafina. A cera deve escorrer facilmente quando aplicada ao objecto aquecido sem que seja necessário fundir-se antecipadamente a cera. Respeitar as medidas de segurança.
Esfregar a cera em excesso logo que o artigo arrefeça. A cera microcristalina está à venda em lojas de artigos para conservação. Também pode ser aplicado silicone por aspersão ou por esfrega.
Deve-se evitar a aplicação deste sobre a madeira, já que o silicone pode interferir com o acabamento da madeira e não é fácil de ser removido.
Se as suas antiguidade em ferro incluírem carroças antigas ou maquinaria agrícola, etc., que eram tradicionalmente pintadas, podem ser empregues tintas inibidoras da ferrugem.
Primeiro determinam-se a cor e o desenho originais, bem como se a pintura pode afectar o valor do peça como antiguidade. Se a peça pode ser protegida sem a adição de tinta, é melhor deixá-la como está.