Apontamentos Variedades geográficas ou variação diatópica

Variedades geográficas ou variação diatópica

A palavra “diatópica provem do grego dia=através de + topos=lugar.

As variações geográficas seriam aquelas que estão ligadas aos diferentes lugares onde a língua é falada.

São as diferenças que uma mesma língua apresenta na dimensão do espaço, quando é falada em diferentes regiões de um mesmo país ou em diferentes países.

Existe termos que especificam a variedades locais: os brasileirismos, mocambicanismos, portuguesismos, etc para indicar as especificidades do português falado no Brasil, Moçambique e Portugal respectivamente.

No Brasil ainda se pode falar do dialeto caipira como uma variedade regional. No PE temos a existência de dialetos setentrionais (transmontanos e alto-minhotos), dialetos centro-meridionais (dialetos do centro litoral, centro interior, dialetos dos açores e da madeira (cf. MATEUS, 2005, pp. 20-21).

Recomendado para si:   A evolução do controle externo – accountability pública
Baixar Documento