Apontamentos Preparação Geral da Superfície

Preparação Geral da Superfície

É essencial para uma aplicação de sucesso que se faça uma boa preparação da superfície. Deve ser considerado o seguinte procedimento:

  • Todas as superfícies devem estar secas, limpas e ásperas.
  • Se a superfície estiver lubrificada ou engordurada, usar o Devcon Cleaner Blend 300 para desengordurar a superfície.
  • Remover todas as tintas, ferrugens ou fuligens presentes na superfície, por projecção de abrasivo ou por outra técnica mecânica.
  • Executar um “perfil” na superfície do metal tornando a sua superfície áspera. Esta operação deve ser feita por projecção de areia (8-40 mesh), ou por desgaste com um disco ou outra ferramenta abrasiva. Pode ser usado um disco abrasivo desde que não seja revelado qualquer metal branco. Não se deve deixar arestas boleadas nos materiais epóxi. Os materiais epóxi devem ser contidos por arestas vivas num perfil com uns bons 3 a 5 mm.
  • Metais que tenham estado expostos à água do mar ou a outras soluções salinas devem ser desgastados por jacto de areia e por água a alta pressão e deixados repousar até ao dia seguinte para se permitir que quaisquer sais contidos no metal possam “suar” até à superfície. Deve-se repetir a operação até que todos os sais solúveis tenham “suado” para fora do metal. Deve ser feito um ensaio à contaminação por cloretos antes de qualquer aplicação de epóxi. O máximo de sais solúveis deixados no substrato não deve exceder as 40 p.p.m. (partes por milhão).
  • A preparação abrasiva deve ser seguida por uma limpeza química com o Devcon Cleaner Blend 300. Esta irá ajudar na eliminação de todos os vestígios do desbaste com jacto de areia, gorduras, poeiras e outras substâncias estranhas.
  • Em condições de trabalho com muito frio, recomenda-se que a área da reparação seja aquecida entre 38o C a 43o C imediatamente antes de qualquer aplicação de Epóxis com cargas metálicas da Devcon. Este procedimento seca toda a humidade, contaminação ou solventes e auxilia o epóxi a conseguir a sua máxima adesão ao substrato.
  • Deve-se tentar sempre a reparação o mais cedo possível após a limpeza do substrato, para se evitarem a oxidação ou a oxidação instantânea. Se tal não for possível, uma aplicação geral de primário FL-10 PRIMER vai conservar a superfície do metal livre da oxidação instantânea.
Recomendado para si:   Avaliação Física

Mistura: Proporção da mistura – Em peso 9:1, em volume 3:1.

O bronze putty está formulado para constituir uma mistura densa que pode ser aplicada com facilidade em superfícies invertidas ou verticais sem escorrer nem pingar. Adicionar o endurecedor à resina e misturar vigorosamente sobre uma tábua, usando uma espátula. Não fazer nunca a mistura dentro das embalagens.

Aplicação

Para a obtenção dos melhores resultados, o produto deve ser conservado e aplicado à temperatura interior de uma sala.

O bronze putty pode ser aplicado a temperaturas entre os 13ºC e os 52ºC. Espalha-se o bronze putty com uma espátula, sobre a superfície preparada. Pressiona-se firmemente para se garantir o máximo contacto com a superfície e para se evitar a retenção de ar. Para a cobertura de grandes lacunas ou buracos, deve-se usar fibra de vidro, folha ou rede de metal.

Cura & Pot Life

Uma secção de Epoxi Devcon, com 12,7 mm de espessura, endurece em 4 horas. O material fica totalmente curado em 16 horas. O tempo real de cura do epóxi é determinado pelas dimensões da massa de epóxi e pela temperatura.  Quando a temperatura estiver abaixo dos 21ºC, a pot life será superior, e acima da temperatura no interior de uma sala o tempo de cura e a pot life serão menores.

Precauções

Por favor consultar as Fichas de Segurança dos Material, antes de empregar o produto, para a obtenção de informações completas sobre segurança e manuseamento.

Recomendado para si:   A lógica aristotélica