Apontamentos Vigilância e Avaliação

Vigilância e Avaliação

Nem todas as distorções e fendas dos edifícios são necessariamente consequentes de movimentos dos terrenos.

Os sintomas de perturbações também podem ser causados por inadequadas resistências dos materiais, inadequada solidariedade estrutural, degradação dos materiais, instabilidade dimensional (provocada pelos movimentos térmicos e higroscópicos), instabilidade global, alterações, más utilizações e cargas acidentais (ver The Building Conservatory Directory, 1996, pp.33).

Não existem regras a toda a prova para se distinguir entre as causas dos movimentos dos edifícios, e uma avaliação correcta só pode ser feita baseada na experiência e pelo emprego de uma boa prática de observação.

É essencial ser-se minucioso; examinar todas as partes da estrutura e todas as possíveis causas de ruína; consultar cartas geológicas; anotar cada sintoma individual; e manter um espírito aberto.

As causas mais prováveis podem ser determinadas por um processo de eliminação.

Se os sintomas forem consistentes, quer com o movimento do terreno quer com outras causas, devem ser levadas a cabo mais investigações para as individualizar, incluindo-se poços de observação, sondagens de prospecção, ensaios às redes de drenagem e monitorização desses movimentos.

Recomendado para si:   Métodos Químicos