Apontamentos Vantagens, Desvantagens e Riscos

Vantagens, Desvantagens e Riscos

Vantagens

A mais evidente vantagem da limpeza com água é que a água é barata, facilmente disponível, segura e ambientalmente amigável.

Também é particularmente eficiente na limpeza da pedra calcária e do mármore.

O impacto do nevoeiro sobre a superfície é negligenciável, reduzindo-se o risco de danos mecânicos, a menos que essa superfície esteja extremamente friável.

Consequentemente, o risco de deslavagem dos materiais mais fracos de juntas ou de pedras degradadas fica quase inteiramente eliminado.

As incrustações e a sujidade são progressivamente amolecidas, reduzindo-se o risco de danos mecânicos e permitindo-se um maior controlo sobre a sua remoção, além de se permitir uma mais frequente monitorização das superfícies.

Isto garante que são atingidos os níveis de limpeza correctos e reduz o risco de uma limpeza excessiva. Também dá mais oportunidade para se reavaliarem o método ou os níveis de limpeza de que muitos outros métodos de limpeza.

Quando são inevitáveis métodos de limpeza mais agressivos, o seu uso prolongado pode ser reduzido por uma primeira limpeza com o sistema por nebulização.

A remoção por escovagem do material amolecido, entre ciclos de aspersão, pode acelerar o processo de limpeza e tem a vantagem adicional de possibilitar a monitorização do processo.

Uma outra vantagem é a capacidade de se controlar a quantidade de água usada.

O escorrimento excessivo, que este método evita, é um grave problema dos métodos tradicionais de lavagem com água, onde os padrões formados pelas áreas lavadas pela chuva podem canalizar a aspersão, deixando por tratar as áreas de alvenaria adjacentes.

Recomendado para si:   Causas da Degradação do Estuque Ornamental

Como a aspersão usa menos água, consegue-se uma lavagem mais uniforme, evitando-se os canais formados pela lavagem da chuva, e reduzindo-se a probabilidade de saturação da pedra, já que esta não fica tão molhada.

Desvantagens e Riscos

Apesar de a nebulização reduzir enormemente o risco de saturação, este problema ainda pode surgir como consequência de uma falha do temporizador, do interruptor ou da avaliação da porosidade da pedra, o que pode significar danos nos acabamentos interiores, nas madeiras ocultas ou nas fixações ferrosas.

Os métodos de limpeza com água podem exacerbar a degradação quando são usados sobre alvenarias gravemente deterioradas.

O risco de penetração de água através de juntas defeituosas ou de fracturas continua a estar presente no sistema por nebulização, ilustrando a importância da execução de uma observação exterior pormenorizada, e da contínua monitorização do interior enquanto a limpeza prossegue.

Como em todos os tratamentos com água, o trabalho não deve ser executado quando existam riscos potenciais de congelamento.

A rede de mangueiras e de suportes situada perto da superfície do edifício pode restringir o acesso e tornar a monitorização e a escovagem complicadas.

É possível o aparecimento de eflorescências na superfície, nos locais onde são feitos tratamentos com água.

Geralmente, é possível estimarem-se os riscos respectivos antes do início dos trabalhos.

A limpeza com água é menos eficaz em rochas siliciosas, tais como os granitos e os arenitos, onde a sujidade está fortemente ligada à superfície de silicato por compostos insolúveis.

Recomendado para si:   Protecção Catódica (CP)

A sujidade sobre pedras calcárias está, geralmente, ligada por compostos químicos relativamente solúveis.

Um problema frequente, com muitas pedras calcárias e com alguns arenitos, é a formação de manchas castanhas ou alaranjadas provocadas pela existência de ferro naturalmente livre dentro da pedra, que é mobilizado e transportado para a superfície.

Deve ser tomada em consideração a possibilidade da existência de tratamentos anteriores, que podem ter sido executados, tais como a aplicação de uma solução de sulfato de ferro sobre pedra calcária de Portland, no século XIX, para se imitar a mais apreciada pedra Bathstone.

Os tratamentos de conservação ou de limpeza anteriores também podem ter um efeito prejudicial no sucesso da limpeza com água.

Finalmente, a montagem e o tempo de limpeza exigidos pela nebulização são superiores aos de muitos outros métodos de limpeza; no entanto, isso pode ser compensado pelo maior controlo e pela suavidade deste tipo de aspersão.

Baixar Documento