Apontamentos Um Sistema de Substituição Moderno

Um Sistema de Substituição Moderno

“Veneer plaster”: A utilização de um dos sistemas tradicionais de fasquiado e de estuque proporciona a mais elevada qualidade num trabalho de estucador. No entanto, em certos casos, considerações de tempo e de orçamento podem levar o proprietário a considerar uma alternativa de substituição mais barata. Um sistema recente de fasquiado e de estuque, estudado para reduzir o custo dos materiais, é mais barato do que um trabalho de estuque em duas ou três camadas, mas ligeiramente mais caro do que o “drywall” 16. Este sistema de estuque chama-se de “veneer plaster”.

O sistema emprega painéis com um núcleo em gesso do mesmo tamanho que o drywall” (1,22 x 2,44 m) fabricados especificamente para o “veneer plaster”. Podem ser aplicados sobre perfis de suporte contra uma parede em alvenaria ou sobre os velhos fasquiados em madeira, em tectos e paredes. Mais vulgarmente conhecidos por “blue board”, estes painéis estão revestidos com um papel compatível com o “veneer plaster”. As juntas entre as placas de 1,22 m são recobertas com uma fita em rede de fibra de vidro, que é aplicada sobre o “veneer plaster”. Depois de esta fita estar aplicada, executa-se uma fina camada de “veneer plaster” de elevada resistência, com 1,60 mm de espessura sobre toda a superfície da parede. Pode-se usar uma segunda camada de “veneer plaster” como camada de acabamento, ou pode-se cobrir o “veneer plaster” com a mesma camada de pasta de cal e gesso que reveste o estuque normal.

Recomendado para si:   Fases do Processo de Auditoria Interna

Apesar de extremamente fino, o sistema em duas camadas do “veneer plaster” tem 1.500 psi de resistência e, assim, é capaz de suportar os movimentos estruturais do edifício ou a erosão superficial.

Se receber um acabamento em “veneer” ou em pasta de cal e gesso, a casa fica pronta para ser pintada quase imediatamente. Depois de acabada, a superfície talochada ou texturada da parede parece-se mais com o estuque tradicional do que o “drywall”.

O delgado perfil do sistema “veneer” tem uma vantagem complementar, especialmente para os proprietários de edifícios em alvenaria não isolados. O isolamento pode ser instalado entre os perfis de suporte usados para segurar o “blue board” às paredes. O que se consegue executar sem ter que se acrescentar as aduelas das portas e das janelas. O isolamento mais o sistema “veneer” totalizam a mesma espessura que o estuque original. Os ocupantes das divisões sentem-se mais confortáveis porque não vão perder calor através das superfícies frias das paredes.