Apontamentos Tipos de Sujidade

Tipos de Sujidade

A “porcaria” ou sujidade pode ser definida, simplesmente, como um material que está no sítio errado.

E a questão é como se deve remover este material sem se provocarem danos irreversíveis no material que está no sítio correcto, quer directamente, quer pela introdução de um novo material.

Para se limpar com sucesso um edifício ou um material, temos que começar por compreender a natureza da sujidade.

A sujidade pode assumir muitas formas: partículas transportadas pelo ar, poluentes gasosos e aerossóis orgânicos provenientes de emissões industriais ou dos veículos automóveis; sujidades biológicas constituídas por algas, fungos, bactérias e líquenes; sujidades não biológicas constituídas por manchas de ferro, tintas ou graffiti, por exemplo; e esta lista nunca mais acaba.

Por sua vez, todos estes materiais podem ser afectados pela água, pela temperatura e pelo vento, bem como por efeitos de microclima.

Pode acontecer que a sujidade provoque a degradação ou decaimento da pedra, ou reduza a permeabilidade do substrato; ou, então, ela pode aparecer como uma simples descoloração superficial pouco visível.

Ao longo do tempo, as superfícies arquitectónicas acumulam uma patina que é devida, em parte, às partículas transportadas pelo ar, aos ciclos climatéricos e à mineralogia da própria pedra.

Ao contrário da sujidade superficial, a patina não se localiza simplesmente por cima da superfície da pedra, mas está combinada até variadas profundidades dentro da alvenaria, seja ela de pedra, de tijolo ou de terracota.

Recomendado para si:   O difusionismo

Mesmo que não seja necessariamente danificadora por si mesma, a remoção desta camada desvirtua o interesse histórico do original e pode expor à degradação uma camada mais fraca.

Outra consequência da remoção das patinas ou das incrustações acumuladas é a potencial mobilização de minerais situados abaixo da superfície, o que pode levar à descoloração.

Deve-se, ainda, ter em consideração o potencial para reaparecimento da sujidade na pedra.

As emissões industriais e os factores ambientais mudaram muito desde que os nossos edifícios foram limpos pela última vez, e é improvável que o reaparecimento da sujidade se processe da mesma forma.

Baixar Documento