Apontamentos Tipos de Capeamentos

Tipos de Capeamentos

Horizontal

O tipo mais simples de capeamento é um topo liso e horizontal, usando pedras de topo colocadas lado a lado, ao correr do inteiro comprimento do muro.

Vantagens 

a. Este tipo proporciona uma forma de se utilizarem as travações excedentes, se as tivermos.

b. É rápido de construir e usa menos pedra do que os outros tipos.

c. O acabamento resultante é limpo e apertado, especialmente se as pedras forem facilmente trabalhadas para formarem grandes placas rectangulares.

Desvantagens

a. Para que este capeamento consiga ser tão seguro como os outros, as pedras têm que ser grandes, pesadas e regulares. Tais pedras, mesmo que estejam disponíveis, são difíceis de elevar e de assentar num muro alto.

b. O capeamento é mais baixo do que os outros tipos, o que significa que é necessário construírem-se mais fiadas para se atingir a totalidade da altura do muro. Isto é demorado e exige mais pedras de face.

c. Um capeamento horizontal é facilmente perturbado se as pedras sobressaírem das faces do muro, onde o gado de possa coçar nelas ou onde as crianças as usam como caminho.

d. Conforme o muro assenta, estas pedras podem ficar inclinadas, fazendo com que se perca a aparência de um bom acabamento.

Recomendado para si:   Crítica há Definição Estrutural da Norma Penal
Baixar Documento