Apontamentos Tempo de cura

Tempo de cura

O tempo que um epóxi leva a curar depende desse epóxi (cada qual é significativamente diferente); da temperatura ambiente (quanto mais elevada a temperatura, mais rápida a cura); do tamanho do lote e da forma do recipiente de mistura.

Os epóxis são ‘exotérmicos’, o que significa que libertam calor durante a cura. Este calor pode encurtar a ‘pot life’. Grandes lotes libertam mais calor do que lotes mais pequenos.

Assim, os lotes mais pequenos vão ter mais tempo de trabalho do que os maiores. Os recipientes de maior boca dissipam este calor e atrasam a cura, enquanto que os recipientes de pequena área superficial (por ex., um copo de papel) não conseguem dissipar o calor tão bem e aceleram a cura.

Os fabricantes recomendam a mistura dos epóxis em recipientes de plástico, de metal ou de papel, por causa do calor que é gerado. Eles não recomendam recipientes em esferovite ou em vidro.

Deve-se garantir que são cuidadosamente lidas e seguidas as instruções do fabricante. Nunca se devem desrespeitar as proporções especificadas para a resina e para o endurecedor.

Não se deve tentar afectar o tempo de cura, pela alteração da relação entre o endurecedor e a resina.

Recomendado para si:   Limpezas de Fachadas
Baixar Documento