Apontamentos Significado Arquitectónico ou Histórico

Significado Arquitectónico ou Histórico

A avaliação do significado arquitectónico ou histórico das janelas é o primeiro passo no planeamento do tratamento dessas janelas, e é vital existir uma compressão geral da função e da históriadas janelas para se poder fazer a sua adequada avaliação. Como parte desta avaliação, devemos considerar as quatro funções básicas das janelas: a admissão de luz nos espaços interiores, o fornecimento de ar fresco e de ventilação ao interior, o estabelecimento de uma ligação visual com o mundo exterior, e a valorização da aparência do edifício. Nenhum factor unitário pode ser desconsiderado quando se planeia o tratamento de janelas; por exemplo, tentarmos conservar energia, pelo encerramento ou pela redução dos vãos das janelas, pode resultar no uso de mais energia pelo aumento dos consumos eléctricos com a iluminação e pela diminuição dos ganhos solares passivos no aquecimento.

Historicamente, as primeiras janelas nas casas Americanas primitivas eram janelas de abrir para fora; ou seja, elas tinham dobradiças num dos lados e rodavam para o exterior. No princípio do século XVIII aparecerem as primeiras as primeiras janelas suspensas simples e duplas. Mais tarde, muitos estilos destas janelas de guilhotina tornaram-se associados a períodos específicos de estilos arquitectónicos, e isto é uma consideração importante na determinação do significado das janelas, especialmente sob um ponto de vista local ou regional.

Devem ser feitas comparações arquitectónicas, regionalmente orientadas e específicas, para se determinar o significado das janelas em questão. Apesar de estas comparações se dirigirem para tipos específicos de janelas e para os seus pormenores, a determinação definitiva do significado deve ser feita dentro do contexto da totalidade do edifício, do qual as janelas são apenas um dos elementos arquitectónicos.

Recomendado para si:   Contrato de Empreitada

Depois de todos os factores terem sido avaliados, as janelas devem ser consideradas como significativas para um edifício se elas : 1) forem originais, 2) reflectirem o projecto originalmente pretendido para o edifício, 3) reflectirem um determinado período, ou um estilo regional, ou práticas construtivas, 4) reflectirem alterações ao edifício resultantes de períodos ou de acontecimentos significativos, ou 5) forem exemplos de uma excepcional boa execução ou projecto. Uma vez que esta avaliação de significado tenha sido completada, é possível avançar-se para o planeamento de tratamentos apropriados, começando-se por uma investigação às condições físicas das janelas.

Baixar Documento