Apontamentos Sensores para a monitorização da humidade da madeira

Sensores para a monitorização da humidade da madeira

O teor em humidade dos materiais de construção pode ser determinado através de uma gama de métodos directos e indirectos.

Os métodos directos envolvem a remoção de uma amostra de material para ser determinado o seu peso, sendo depois secado para se determinar o seu anterior conteúdo em água.

Este método tem a desvantagem de ser destrutivo e não pode ser usado na monitorização remota.

Os métodos indirectos são baseados na medição de características relacionadas com o teor de humidade do material ensaiado.

Nas quais se incluem a condutividade térmica, a capacidade e a resistividade eléctrica.

A medição de um material de substituição em equilíbrio com o material principal é um outro método.

O uso de medidores da resistência eléctrica proporciona um método rápido e relativamente acertado para a determinação do teor em humidade da madeira, se forem conhecidas e tomadas em consideração as suas limitações.

Os medidores de humidade medem as alterações da resistência eléctrica, consequentes de alterações do teor de humidade, entre dois eléctrodos colocados na madeira.

O aumento do teor em humidade resulta na redução da resistência eléctrica. São fabricados sensores em miniatura, a partir de materiais higroscópicos, que são calibrados para condizerem com as variações do teor de humidade na madeira.

Eles estão fechados num invólucro de protecção. O sensor é inserido num furo previamente aberto, até à profundidade pretendida, e esse furo é depois selado.

Recomendado para si:   O procedimento administrativo

Em muitos casos é o cabo do sensor que sela o furo relativamente ao exterior.

O sensor fica rapidamente em equilíbrio com a atmosfera dentro do furo. Graças ao seu pequeno tamanho, os sensores podem ser inseridos no centro ou nos topos de peças de madeira de grandes dimensões, permitindo as melhores hipóteses de se detectarem precocemente os seus defeitos.

Baixar Documento