Apontamentos Sensores para a monitorização da alvenaria

Sensores para a monitorização da alvenaria

Os sistemas para uso nas alvenarias podem ser baseados na medição directa do teor de humidade do material ou na utilização de um material de substituição que varie o seu teor de humidade de maneira similar à do material hospedeiro.

Este material pode ser de um qualquer tipo higroscópico e, desde que tenha sido correctamente calibrado, pode ser usado como base para um sistema de monitorização remota.

Os sensores são colocados sobre o material a ensaiar, a qualquer profundidade, ou instalados dentro de um furo cuja entrada é selada da atmosfera exterior.

Os sensores entram em equilíbrio com a humidade relativa dentro da cavidade ou do furo executado e, assim, com o material circundante.

Podem ser colocados sensores singulares a profundidades variadas, mas têm que ficar selados dentro da área que se pretende medir.

Uma série de sensores individualmente selados dentro do furo pode proporcionar um perfil de leituras através do material. Eles podem ser ligados a um condutor para a resistência ser lida remotamente ou podem ser retirados, pesados e secados no forno, para se calcular o seu conteúdo de água.

As alterações no conteúdo de água de uma alvenaria podem ser muito rápidas, se esta for molhada, pelo que isto proporciona um aviso precoce sobre defeitos na edificação que permitem a penetração de água. No entanto, a secagem pode demorar muitas semanas ou mesmo anos.

Recomendado para si:   Extinção e modificação do acto administrativo
Baixar Documento