Apontamentos Selecção do Método de Limpeza

Selecção do Método de Limpeza

Para se seleccionar um método de limpeza ou mesmo para se avaliar a necessidade de uma limpeza, é importante que, primeiro, se observe o edifício.

O objectivo desta observação é o estabelecimento dos tipos de materiais, a sua condição, o estilo arquitectónico, os tratamentos anteriores e a natureza, causa e padrão da sujidade em cada área.

Todos estes critérios devem ser considerados no contexto do próprio edifício, da sua história, construção, localização e proximidade com outros edifícios, etc.

Seguidamente, devem ser feitos ensaios de amostragem sobre partes escondidas, de preferência usando-se o operário que irá executar o trabalho final, já que a habilidade individual é tão importante como o próprio método. Este ensaio vai ajudar a:

  • Garantir que é seleccionado o método ou métodos correctos.
  • Determinar até que ponto a superfície vai ficar limpa (o “nível de limpeza”) sem risco para a fábrica.
  • Evidenciar potenciais problemas.

As áreas de ensaios devem ser seleccionadas pela sua capacidade para ilustrarem, tanto quanto possível, a gama de tipos de sujidade e de condições da fábrica, e para se estabelecerem níveis de limpeza que sejam não só desejáveis, mas também possíveis de conseguir, com um mínimo de risco.

Deve-se ter em mente que raramente se consegue uma superfície uniforme sem uma limpeza excessiva e altamente danificadora para a alvenaria.

Um acabamento manchado não uniforme é o mais provável, já que os edifícios estão sujeitos a uma grande variedade de padrões de exposição climatérica: as áreas regularmente lavadas pela chuva aparecem mais claras do que as áreas protegidas, especialmente nos edifícios em pedra calcária, e as fachadas lisas podem também apresentar uma sujidade não uniforme, consequente de pedras aparentemente similares mas que variam em porosidade, dimensão dos poros, acção capilar ou textura superficial.

Recomendado para si:   Caracterização dos Pigmentos

A arte da limpeza, no campo estético, é encontrar-se um equilíbrio entre extremos. É frequentemente desejável uma limpeza mais ligeira.

Abordagens

Existe uma multidão de métodos de limpeza, que podem ser por via seca ou por via húmida, químicos ou à base de água, abrasivos ou não abrasivos, muitos dos quais têm lugar na conservação.

Todos estes métodos têm aspectos positivos e aspectos negativos, e raramente existe um só método adequado para todas as situações.

Deve ser seleccionado, para cada caso, o método ou a combinação de métodos menos agressiva.

Baixar Documento