Apontamentos Revestimento Estucado

Revestimento Estucado

Apesar do número e características das camadas ser variável, o revestimento estucado das paredes e tectos era em geral composto por: reboco, uma argamassa de cal aérea; esboço, uma argamassa de cal, gesso escuro e areia de esboço, numa espessura de 3 a 5 mm; estuque, uma pasta ou argamassa de gesso e cal aérea, com cerca de 3 mm de espessura. A fim de alterar o tempo de presa, a dureza ou a resistência à humidade do estuque, podia ser adicionada uma vasta gama de produtos de origem mineral ou animal. São exemplos alguns sais, apesar dos seus efeitos nefastos, colas e gelatinas de origem animal, açúcar, glicerina, caseína, serradura ou pó de tijolo.

O reboco de enchimento das paredes, assente sobre a alvenaria ou sobre fasquias com espessura de 10 a 15 mm, era constituído por uma argamassa de cal apagada, ao traço volumétrico entre 1:1,5 e 1:3. Nos tectos, o traço utilizado era mais rico e o enchimento tinha umaespessura de até 1 cm fora da face inferior do fasquiado.

O esboço mais comum era formado por gesso, cal em pasta e areia ao traço 1:2:1, com de retardadores de presa. O estuque podia obter-se de uma mistura de cal aérea, gesso e areia muito fina ou pó de pedra ao traço 3:1:1 a 1:1:0 e um retardador de presa.

Recomendado para si:   Causas dos Danos