Apontamentos Reparações e restauro

Reparações e restauro

Geral

Antes de se executar qualquer obra de reparação, deve ser corrigida, antes do mais, a causa dos danos no gradeamento.

Isso pode implicar a correcção do nivelamento do plinto em pedra ou o alívio de qualquer tensão aplicada ao gradeamento, proveniente de outra origem.

Reparações a frio

A sobreposição da fractura no ferro fundido, com um remendo em metal, não é a reparação ideal.

No entanto este pode ser o único método prático de a conseguir, na condição de que o remendo seja não ferroso, que acompanhe o perfil do ferro fundido e que seja fixado pela traseira do gradeamento com umacola de resina epóxi misturada com um enchimento epóxi compatível, de base metálica.

Deve ser evitada a fixação deste remendo com pregos ou com rebites. O metal deve ser lixado até ficar livre de tinta e de ferrugem antes de a cola ser aplicada.

As reparações menores ou o preenchimento das pequenas fracturas de natureza cosmética podem ser executadas com um enchimento epóxi, de base metálica.

Reparações soldadas

As reparações soldadas no ferro fundido são possíveis, apesar de deverem ser confinadas às situações menores. Se, por exemplo, um componente em ferro fundido estiver fracturado em diversos
sítios, pode ser mais simples e mais barato substituir-se esse componente, em vez de o reparar.

A soldadura no ferro fundido exige algumas aptidões e a área a ser soldada deve ser previamente aquecida para se evitarem fracturas consequentes de uma expansão súbita não aliviada.

A junta deve ser cuidadosamente preparada antes da soldadura e devem ser usados eléctrodos de liga de níquel para que essa soldadura possa ser facilmente rectificada, em seguida.

Desmantelamento e reconstituição

Quando os danos num gradeamento forem muito extensos, pode ser mais fácil desmontar-se o gradeamento para se executarem as reparações. As secções gravemente danificadas devem ser substituídas, usando-se os gradeamentos e os terminais originais como padrões.

Os espigões velhos em ferro, que penetram no plinto de pedra, devem ser cuidadosamente removidos com uma broca de ponta de diamante, e os novos balaústres devem ser selados nos chumbadouros com chumbo fundido.

Recomendado para si:   Pessoas Singulares

O chumbo deve ser moldado um pouco sobressaído do cimo do plinto de pedra para se evitar a retenção de água, a qual pode provocar corrosão.

Quando se desmantelam os gradeamentos, é uma boa oportunidade para se limpar cuidadosamente a ferrugem e a tinta velha antes de se aplicarem novos primário e pintura.

Reposição com gradeamentos fundidos novos sempre que os gradeamentos originais tiverem sido totalmente removidos, se possível, os gradeamentos novos devem ser uma cópia fiel dos antigos.

Se não se conseguir encontrar nenhum dos gradeamentos originais para servir como orientação, devem-se procurar fotografias ou outras evidências arquivísticas para se garantir qual era a verdadeira natureza desses gradeamentos originais.

Para esse efeito, a secção de Estudos Locais da Public Reference Library em Rosemount Viaduct pode ser muito útil.

Se todas estas investigações não derem resultado, então, por vezes, pode ser feita uma estimativa razoável sobre quais poderiam ter sido os gradeamentos originais, examinando-se os gradeamentos em ruas vizinhas ou semelhantes, ou ainda os que foram construídos para outros edifícios da mesma época.

Questões de orientação geral

  1. Quando se trabalha sobre gradeamentos existentes, deve-se ter sempre em consciência o princípio da conservação respeitante à intervenção mínima.
  2. A reparação, sempre que possível, é preferível à  substituição.
  3. Todas as reparações devem ser reversíveis.
  4.  Quando se voltam a instalar gradeamentos originais ou quando se colocam réplicas novas, deve-se aproveitar a oportunidade para se corrigirem os defeitos de execução dos pormenores construtivos originais.
  5. Devem ser evitados todos os pormenores construtivos que possam resultar em retenção de água, já que isso pode levar à corrosão.
  6. Os componentes individuais do gradeamento devem receber individualmente o primário, antes de serem montados na sua posição, especialmente no que se refere aos extremos dos balaústres que vão ser chumbados nos chumbadouros dos plintos.
  7. Uma vez montados, os gradeamentos devem ser regularmente inspeccionados, as áreas suspeitas devem ser limpas, receberem primário e pintadas. Devem ser evitadas as pinturas repetitivs, excessivamente zelosas, que podem provocar a perda dos pormenores ornamentais consequente da acumulação exagerada de tinta.
Recomendado para si:   Obras provisórias

Autenticidade

É vital que todos os esquemas de gradeamentos se aproximem dos originais, em todos osaspectos e tanto quanto possível. A maioria dos gradeamentos sobreviventes em Aberdeen tem um
desenho simples mas robusto.

Se, em qualquer esquema de restauro, não poder ser determinado o padrão original do gradeamento, é geralmente mais seguro copiarem-se os gradeamentos originais existentes noutras partes da cidade, do que escolher-se uma coisa qualquer pelo catálogo.

No interesse da autenticidade, é extremamente importante que sejam especificados prumos com a espessura adequada. Se forem deixados ao seu critério, os empreiteiros instalam frequentemente prumos com 19 mm ou menos ainda, quando o diâmetro mínimo para um prumo deve ser de 24 mm.

Mesmo uma diferença de 5 mm pode resultar em gradeamentos demasiadamente esbeltos, cujo efeito de conjunto pode ficar comprometido.

Licenciamento

Podem ser necessárias licenças de obra, e/ou para edifício classificado, para a reposição de gradeamentos que foram removidos em tempos passados.

No entanto, vale a pena referir-se que, quando for necessária uma licença para edifício classificado para a reposição de gradeamentos, a obtenção desta licença vai permitir a aplicação da taxa 0 no IVA para essa obra.

Deve ser consultada a repartição do IVA para confirmação desta questão.

Subsídios

Podem ser obtidos subsídios para a reparação ou reposição de gradeamentos no Aberdeen City Heritage Trust.

Fabricantes e instaladores de gradeamentos em ferro fundido

A seguinte listagem de empreiteiros que fabricam e/ou instalam gradeamentos em ferro fundido é fornecida apenas a título informativo, não estando explícita ou implícita qualquer recomendação dessas empresas ou dos respectivos produtos.

Quando forem obtidas propostas para a reparação ou substituição de gradeamentos em ferro fundido, devem ser comparadas as especificações dos gradeamentos em estudo com as informações presentes nesta Nota Informativa.

Deve ser tido em consideração que esta lista não é exaustiva e que as possibilidades de escolha não devem ficar limitadas aos empreiteiros indicados.

Baixar Documento