Quando se pretende um trabalho em chumbo correctamente pormenorizado e executado, é essencial possuir-se uma boa compreensão da natureza e das utilizações do material, assim como seguirem-se certas regras de boa prática que têm sido desenvolvidas a partir de longas e, por vezes, dispendiosas experiências.
Explicam-se algumas causas de fracasso vulgares, como fazer o reconhecimento das deficiências e quais as acções curativas adequadas, ao mesmo tempo que se dá uma visão do comportamento característico deste material.
A folha de chumbo, um dos mais antigos e mais duráveis materiais de cobertura, é reconhecida por durar, no mínimo, duzentos anos.
Algumas folhas de chumbo ainda são fabricadas pelo método original de vazamento de chumbo fundido numa cama de areia.
Esta folha de chumbo fundido é produzida por firmas especializadas e é largamente usada para a substituição de folha de chumbo antiga em catedrais e igrejas onde a autenticidade é importante.
Originalmente fabricada em fábricas de laminagem e conhecida como folha de chumbo laminada, começou a substituir a folha de chumbo fundida nos princípios do Séc. XIX, e actualmente, praticamente toda a folha de chumbo usada na construção tem este fabrico.
A folha de chumbo laminada moderna é fabricada de acordo com as especificações do British Standard 1178.
Nos anos mais recentes, a folha de chumbo – fabricada pelo método da fundição contínua – foi comercializada no Reino Unido para revestimento de coberturas.
Reparações
Podem ser cuidadosamente soldados pequenos remendos em chapa de chumbo sobre algumas roturas, formando reparações permanentes.
Devem ser usadas juntas dobradas para se robustecer o trabalho e para se evitar a penetração da chama através do chumbo.
Os topos enrolados são um ponto vulgar de rotura e toda a sua secção pode ser recortada para que se possa soldar uma novo topo enrolado pré-fabricado no seu lugar.
Devem ser tomadas as devidas precauções contra os riscos de incêndio quando se fazem reparações com um maçarico de chama.
Quando é necessário um trabalho a quente que colida com os regulamentos de segurança, as reparações só podem ser feitas levando-se os painéis defeituosos para fora, e fazendo-se as soldaduras dos remendos fora da obra, ou então selam-se as fendas com uma fita de selar adequada.
Normalmente não recomendamos esta última solução porque as fitas de reparação não costumam durar durante muito tempo.