Sintomas de stress
Se nada é feito para aliviar a tensão, então o organismo, já sem energia para enfrentar o problema, enfraquece e uma série de doenças começa a aparecer, como gripes, gastrite, problemas dermatológicos entre outras.
Caso o stress continue, a pessoa cada vez mais se sentirá exausta, sem energia, depressiva, com crises de ansiedade e desânimo. Surgem a auto-dúvida, a inabilidade para se concentrar e trabalhar. Psicologicamente muitas das vezes ocorrem pesadelos. Fisicamente, surgem vários tipos de doenças, dependendo da herança genética da pessoa. Uns adquirem úlceras, outros desenvolvem hipertensão, outros ainda têm crises de pânico, de herpes, de psoríase, entre outras. A partir daí, sem tratamento especializado e de acordo com a constituição da pessoa, existe o risco de ocorrerem problemas graves, como enfarte, derrames, etc.
NB: Não é o stress que causa estas doenças, mas ele propicia o desencadeamento daquelas para as quais a pessoa já tinha uma predisposição ou, ao reduzir a defesa imunológica, ele abre espaço para que doenças oportunistas se manifestem.
- Agitação
- Alergias, asma, diabetes,
- Ansiedade
- Culpa
- Desesperança
- Diminuição das defesas do organismo,
- Dor de cabeça ou enxaqueca,
- Fadiga ou perda de energia quase todos os dias
- Impaciência
- Insónia
- Irritabilidade
- Irritabilidade
- Mau humor
- Nervosismo
- Preocupação excessiva
- Problemas cardíacos e gastrointestinais,
- Problemas de pele,
- Queda de cabelo anormal
- Sensação de que nada nos dá prazer
- Tensão muscular, mãos frias e suadas.