Apontamentos Protecção das superfícies não submetidas à limpeza

Protecção das superfícies não submetidas à limpeza

De uma maneira geral, a protecção das superfícies não sujeitas à limpeza deve ficar em obra até à conclusão dos trabalhos de restauração, ou de eventuais trabalhos de consolidação nos quais se incluem os de hidrofugação. Os métodos de protecção mais usados são os seguintes:

  • Um filme de polietileno transparente, colado na sua periferia por meio de fita adesiva de papel (tipo “bate-chapas”), constitui uma protecção barata, quase universalmente usada em limpeza de fachadas. Todavia, este tipo de fita é sensível aos ultravioletas e pode levantar dificuldades de eliminação importantes se for deixada aplicada durante alguns dias. Neste caso e, por exemplo, para trabalhos de limpeza seguidos por outras intervenções, é aconselhável escolherem-se fitas adesivas menos sensíveis ao envelhecimento, por exemplo do tipo PVC plastificado com cola à base de borracha. Estes produtos apresentam igualmente uma melhor resistência aos produtos de limpeza e aos solventes e uma melhor aderência sobre as superfícies poeirentas ou ligeiramente húmidas.
  • Uma protecção mecânica em madeira, frequentemente usada para proteger os vitrais de monumentos históricos. Para se favorecer a estanquecidade à água, as juntas entre a alvenaria e a protecção em madeira podem ser refechadas por meio de um mastique de silicones acético. A característica acética deve ser respeitada por causa da aderência limitada (sem primário) de tal mastique sobre os materiais de fachadas porosos e, portanto, das suas possibilidades de descolagem após os trabalhos. Este sistema oferece uma excelente protecção mecânica contra as quebras de vidros, mas traz problemas de luminosidade ou de visibilidade evidentes.
  • Uma solução mista é constituída por um filme de polietileno transparente montado sobre um caixilho de madeira fixado como foi descrito no ponto precedente.
  • Em caso de módulos de geometria repetitiva, pode ser prevista uma protecção móvel total ou parcial sob a forma de painéis deslocáveis em função do avanço da limpeza.
Recomendado para si:   Avaliação e Conclusão

Outras técnicas de protecção, como, por exemplo, filmes autocolantes ou vernizes peláveis após a execução dos trabalhos, apenas são usados muito excepcionalmente.

Baixar Documento