Apontamentos Processo Geral

Processo Geral

O sistema da nebulização é baseado no princípio de se fazer
passar a água por uma rede muito fina ou por um filtro, para se criar um nevoeiro que é então projectado através de bicos finos.

O sistema de aspersão do nevoeiro pode ser instalado com aspersores espaçados ao longo do edifício, e concentrados em áreas de grande necessidade, reduzindo-se a sua quantidade onde esteja menos sujidade presente.

A quantidade de água pode ser controlada electronicamente ou por temporizadores, permitindo aspersões ritmadas ou
intermitentes, para se evitar o escorrimento de água em excesso
pela parede do edifício.

Antes de se começar, deve ser avaliada a porosidade da pedra,
para se poder equilibrar a quantidade de água e a duração
necessárias.

Como o sistema produz um nevoeiro muito fino, é importante que se coloquem os aspersores perto da superfície do edifício, para se garantir que a água é correctamente direccionada.

Conforme a localização e a exposição da fachada, é frequentemente necessário montar-se um andaime revestido para se reduzir o risco de perturbações pelo vento.

Os sistemas de nebulização podem ser concebidos para serem incrivelmente flexíveis, dirigindo a aspersão apenas para onde faz falta.

Podem ser empregues aspersores fixos ou flexíveis, conforme as necessidades da superfície a ser tratada, e os aspersores de uma mangueira podem ser agrupados ou espaçados, conforme a severidade da sujidade ou da incrustação que vai ser tratada.

Recomendado para si:   O Laser na limpeza das superfícies arquitectónicas

Normalmente, as superfícies planas precisam de menos água do que um pormenor esculpido solidamente sujo, o qual pode precisar de um grupo de aspersores colocados numa mangueira articulada, adaptada ao perfil desse pormenor.

Baixar Documento