Princípios Básicos de gestão
A Teoria clássica da gestão foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem económico e pela busca da máxima eficiência.
Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Enquanto os métodos de Taylor eram estudados por executivos Europeus, os seguidores da gestão científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. O atraso na difusão generalizada das ideias de Fayol fez com que grandes contribuintes do pensamento administrativo desconhecessem seus princípios.
Princípios básicos de gestão segundo Fayol
Divisão do trabalho – Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
Autoridade – Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
Disciplina – Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas pra todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
Unidade de comando – Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens.
Unidade de direcção– O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de actividades com os mesmos objectivos.
Subordinação dos interesse individual ao interesse geral – Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
Remuneração – Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
Centralização – as actividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
Linha de Comando ou Hierarquia – Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
Ordem – Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa no seu lugar.
Equidade – A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa. Direitos iguais.
Estabilidade dos funcionários – Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
Iniciativa – Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
Espírito de equipe – O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipa. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
Funções Administrativas
Planear – Estabelece os objectivos da empresa, especificando a forma como serão alcançados. Parte de uma sondagem do futuro, desenvolvendo um plano de acções para atingir as metas traçadas. É a primeira das funções, já que servirá de base directora à operacionalização das outras funções.
Organizar – É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planeamento estabelecido.
Comandar – Faz com que os subordinados executem o que deve ser feito. Pressupõe que as relações hierárquicas estejam claramente definidas, ou seja, que a forma como administradores e subordinados se influenciam esteja explícita, assim como o grau de participação e colaboração de cada um para a realização dos objectivos definidos.
Coordenar – A implantação de qualquer planeamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda a empresa, almejando as metas traçadas.
Controlar – Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controlo das actividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas.