Apontamentos Preparação da Junta

Preparação da Junta

O refechamento da junta nunca deve ser superficial, pelo que é vital que a argamassa velha seja retirada até uma profundidade adequada, antes de se começar a aplicar o novo refechamento.

No entanto, em nenhumas circunstâncias se devem alargar juntas para se facilitar o trabalho.

A remoção da argamassa deve ser executada muito cuidadosamente, com ferramentas manuais, não devendo ser usado nenhum equipamento mecanizado, já que estes podem danificar a face exterior da pedra e desprender a argamassa no interior da parede.

No entanto, nalguns casos, pode ser aceitável usar-se uma serra de alvenaria para se recortar um roço no centro das juntas que tenham mais do que 10 mm de largura, para se facilitar a remoção manual da restante argamassa da junta.

Como regra genérica, as juntas devem ser limpas até à profundidade de 25 mm, mas nunca numa profundidade inferior à largura da junta.

Se algumas juntas apresentarem vazios abaixo desta profundidade, elas devem ser cuidadosamente injectadas e tamponadas com uma ferramenta de forma adequada, até à profundidade abaixo do refechamento.

Se isto não for feito assim, podem ficar vazios nos quais se pode acumular água, deixando a junta pronta para ser danificada pelo congelamento.

As juntas na alvenaria rústica, ou as juntas que possam ficar expostas a uma meteorização grave, devem ser limpas até uma profundidade de 38 a 50 mm.

Recomendado para si:   Controlo da Degradação

Por vezes, durante esta operação, pode ser necessário removerem-se pequenos ‘calços’ de pedra, os quais devem ser voltados a colocar quando estiverem em curso os trabalhos de tamponamento ou refechamento.

Antes de se proceder à injecção ou ao refechamento, devem ser removidos todos os materiais soltos e toda a poeira, com uma escova rija, e depois lavar-se tudo com água limpa.

Quando se vai começar a injectar ou a refechar juntas, estas devem ser humedecidas previamente (mas não saturadas), a menos que ainda estejam molhadas da lavagem anterior, para se evitar uma absorção indevida pelo material de base, a qual pode enfraquecer o interface.

Baixar Documento