Apontamentos Preparação da Cola, da Massa, do Material de Enchimento

Preparação da Cola, da Massa, do Material de Enchimento

1. Massa

1 litro de óleo de linhaça em bruto misturado com cré fino até à consistência de massa. A mistura é facilmente preparada numa máquina antiga de picar carme. 1 litro de óleo de linhaça dá 6 a 8 litros de massa.

2. Material de enchimento

Os enchimentos são feitos com um material de enchimento à base de celulose (massa de madeira) ou acrílico. Se for usada massa de óleo de linhaça como material de enchimento na madeira, deve ser adicionado um pouco de cola de celulose à massa.

3. Cola de cal (cola hidráulica)

50 gramas de requeijão misturados com 10 gramas de cal apagada seca (cal hidratada) e 20 mililitros da água. A cola deve repousar durante 15 minutos e o tempo de secagem seguinte é de 15 minutos. A cola deve ser aplicada dentro de 1 hora.

Outra receita para a cola de cal é a seguinte: 50 gramas de caseína seca dissolvida em 100 mililitros de água quente adicionados com 15 gramas de cal apagada.

4. Cola de caseína

A cola de cal-caseína pode ser comprada sob a designação de caseína. 1 parte de cola seca misturada com 1 parte de água. Após 15 a 20 minutos de repouso, esta cola é aplicável durante 8 horas. O tempo de secagem é de 2 horas.

5. Cola de cera

Recomendado para si:   Notas sobre a Técncica

200 gramas de colofónia e 100 gramas de estearina ou de parafina, fundidos em banho-maria. A cola de cera é usada quando se colam duas peças planas de madeira antes de se fazer um corte com uma serra de recortes ou uma serra de fita. A cola irá colar no mesmo instante em que arrefecer e as partes podem ser separadas com um puxão ou por ar quente.