Apontamentos Preenchimentos

Preenchimentos

Deve-se manter o centro o muro preenchido. Os preenchimentos ou ‘coração’ são componentes invisíveis mas essenciais de todos os muros em pedra seca.

Sem eles, as pedras de face assentam para o interior e o muro entra em colapso para o centro.

Devem ser usados preenchimentos em todas as fiadas para ajudarem à ligação e à estabilidade das pedras das faces, proporcionando drenagem e criando uma base para as fiadas superiores.

a. Usar rochas sólidas e não terra, areia ou gravilha fina nos preenchimentos.

b. A dimensão necessária para os preenchimentos depende do tipo das pedras das faces – maior para paredes irregulares, menor, descendo até uma gravilha muito grosseira com 25 mm (1 polegada) de diâmetro, nos muros mais regulares.

c. Os preenchimentos devem ser angulosos para se ligarem adequadamente sob as pressões. Os calhaus redondos e outros preenchimentos demasiadamente regulares devem ser partidos a martelo antes de serem usados.

d. Mesmo que devendo-se evitar a produção de preenchimentos pela fractura de potenciais pedras de face, as quais podem ser precisas mais tarde, podem-se transformar em preenchimentos algumas pedras muito grandes, de forma desajeitada ou arredondadas, caso exista fartura de pedras melhores para as faces. Também é natural que se vão produzindo preenchimentos conforme se aperfeiçoam as pedras de face para se conseguir um melhor assentamento.

Recomendado para si:   Substituição de Janelas

e. Usam-se preenchimentos maiores entre as pedras da fundação e nas fiadas mais baixas, e preenchimentos menores nas fiadas superiores. Geralmente, as pedras dos preenchimentos vão diminuindo de dimensão menos rapidamente do que as pedras de face, pelo que a camada superior pode ter pedras de preenchimento tão grandes como as pedras de face.

f. Devem-se assentar os preenchimentos cuidadosamente, uma pedra de cada vez. Não se atiram ou despejam com a pá e ao acaso, uma vez que isto produz um centro mal consolidado e também tende a incluir terra junto com as pedras, a qual, mais tarde, vai escorrer para fora da parede. O objectivo da utilização dos preenchimentos não é conseguir-se subir o muro muito depressa, mas sim proporcionar-se uma estrutura robusta que vai apertando conforme vai assentando. Deve-se garantir que os preenchimentos não desalojam as pedras da face e que cada uma destas fica segura às suas vizinhas de maneira tal que não pode assentar ou ser deslavado para fora dos muros.

g. Devem-se manter os preenchimentos à mesma altura ou um pouco mais altos do que os topos das pedras das faces de cada fiada. É preferível ir-se assentando os preenchimentos conforme se vai trabalhando, do que acabar-se uma fiada de pedras de face e voltar-se atrás para se preencher o centro. Deve-se olhar para a fiada completa antes de se começar outra nova, para se verificar se existem pontos baixos que necessitem de preenchimentos adicionais.

Recomendado para si:   O Princípio do Estado Laico
Baixar Documento