Apontamentos Porquê o adobo?

Porquê o adobo?

Existem muitas vantagens/benefícios na decisão de se construir com adobo. Para o “proprietário/construtor”, o adobo é provavelmente o material com que é mais fácil construir-se.

Uma vez que é feito com lama, ele é fácil de cortar e de modelar. A argamassa usada para se ligarem os tijolos também é de lama. E não temos, todos nós, alguma experiência com a lama?

Embora possamos fabricar os nossos próprios adobos, o valor de compra de adobos suficientes para se construir uma casa da ordem dos 200 m2, pode variar entre os 2.000 e os 3.000 dólares.

As variáveis deste custo dependem da localização, mas também do tipo de adobo usado, tradicional ou estabilizado.

No processo de fabrico, a quantidade de energia usada e a quantidade de poluição criada variam de acordo com o material.

Comparado com um bloco de betão, que consome perto de 30.000 BTU’s, o adobo precisa de menos de 2.000 BTU’s por bloco. Também é necessária menos energia para o seu transporte, uma vez que o adobo é um material de construção “local”.

E uma vez que é local, a fabricação de adobos contribui mais para a economia local, quando comparada com materiais importados.
Para o entusiasta da energia solar, o adobo é um material ideal, graças às suas propriedades de inércia térmica.

No sudoeste, as palavras solar e adobo têm andado ligadas tão frequentemente que se fundiram numa só palavra – “solaradobe”.

Recomendado para si:   Avaliação Física
Baixar Documento