Apontamentos Pintura de Janelas

Pintura de Janelas

Pintura de madeira com tinta de óleo de linhaça

Quando se pinta madeira nova, madeira velha, madeira decapada e madeira velha ainda com camadas de tinta, isso deve ser feito com tinta de óleo de linhaça, que consiste em verniz de óleo de linhaça (pode ser acrescentado um secante) e pigmentos, sem nenhuma aguarrás ou qualquer outro solvente orgânico.

A tinta deve ser aplicada em demãos o mais finas possível.

As demãos de tinta de óleo de linhaça devem ser aplicadas de forma a que as primeiras demãos sejam pouco espessas e vai-se acrescentando cada vez mais óleo nas demãos seguintes.

Isto irá proporcionar uma aderência óptima e demãos de tinta sem qualquer tensão superficial.

A tinta de óleo de linhaça consiste em 70 % de pigmento (pigmento com, se necessário, um veículo) e 30 % de verniz de óleo de linhaça. Em quantidades de peso isto significa: 70 gramas de pigmento e 30 gramas de verniz de óleo de linhaça.

A tinta de riqueza média consiste em 60 % de pigmento (pigmento com, se necessário, um veículo) e 40 % de verniz de óleo de linhaça.

A tinta rica consiste em 50 % de pigmento (pigmento com, se necessário, um veículo) e 50 % de verniz de óleo de linhaça.

Quando se pintam janelas com uma tinta branca, deve ser usada uma mistura de pigmentos: branco de titânio (TiO2) e branco de zinco (ZnO). Isto é assim porque o branco de titânio é muito fraco e friável para ser usado isoladamente, enquanto que o branco de zinco é muito mais forte e denso.

Recomendado para si:   Identificação dos Pigmentos

Quando se pinta com outras cores, podem ser misturados pigmentos por forma a se obter uma determinada tonalidade ou podem-se usar pigmentos sem se misturarem entre si.

Pintura das ferragens

As ferragens exteriores podem receber um revestimento anti-corrosão muito eficiente pelo emprego de materiais muito aceitáveis sob o ponto de vista ambiental:

  1. A ferragem é aquecida até aos 60 o centígrados e mergulhada em óleo de linhaça em bruto. Seguidamente, essa ferragem deve ser pendurada a secar durante 1 a 2 dias.
  2. Aplica-se na ferragem um primário com óleo de verniz de linhaça (óleo de linhaça fervido) adicionado com algum secante.
  3. Aplica-se na ferragem outro primário com uma tinta de óleo de linhaça, consistindo em verniz de óleo de linhaça, secante e um pigmento chamado ocre vermelho de ferro (hematite, Fe2O3 ).
  4. A ferragem é pintada com tinta de óleo de linhaça de riqueza média, consistindo em verniz de óleo de linhaça, secante e o pigmento de ocre vermelho de ferro (hematite).
  5. A ferragem recebe uma demão de acabamento quando toda a janela for, finalmente, pintada com a tinta rica de óleo de linhaça.