Apontamentos Pelter

Pelter

O pelter é uma liga geralmente feita de estanho, cobre e outros metais, e é relativamente frágil. O calor pode danificar os artigos em pelter.

Os artigos em pelter devem ser guardados em ambiente estável com um nível de humidade da ordem dos 40% a 50%. Deve ser evitado o uso de materiais que contenham enxofre, tais como algumas colas, e o feltro deve ser evitado nas proximidades do lugar de arrumação do pelter. Devem-se envolver os objectos em pelter com um tecido sem ácidos e guardá-los dentro de sacos em polietileno.

O pelter conserva o seu lustro durante dois anos ou mais se a humidade e o enxofre não forem excessivos.

O pelter forma uma camada exterior (patina cinzenta) que é estável. Remover-se ou não esta patina é uma decisão individual.

Os coleccionadores podem preferir a patina como sinal da idade, bem como pela sua aparência.

Devem-se evitar os abrasivos fortes e a lã de aço, já que o pelter é brando. Se os ensaios mostrarem que o método não danifica o artigo, o pelter escurecido pode ser limpo com um abrasivo muito fino (cré misturado com óleo mineral, por exemplo).

Devem-se evitar todos os abrasivos e polimentos para metal, já que deixam marcas finas. O cré está à venda em certas lojas de ferramentas e drogarias, ou pode ser encomendado em casa de artigos para restauros.

Recomendado para si:   Excesso de Legítima Defesa
Baixar Documento