Apontamentos Peças necessárias e problemas vulgares

Peças necessárias e problemas vulgares

As peças e problemas seguintes são todos básicos e na sua maioria caem na campo do “bom senso” mais do que no dos requisitos técnicos.

Fundações: As fundações devem sempre repousar no firme, ao nível térreo e nunca devem ser subescavadas. Os prumos e os extensores devem ser concêntricos com as fundações.

Quando o andaime for para estar levantado durante seis meses ou mais, devem ser usadas como fundações travessas de caminho de ferro ou madeiras tratadas similares.

Os edifícios históricos têm caves que, frequentemente, saem para fora da periferia do piso térreo, e essas caves podem ser incapazes para suportarem os andaimes, pelo que é necessário providenciarem-se os meios que permitam transferir as cargas para o terreno.

Uma obra em que o autor esteve envolvido tinha tanques de armazenamento abaixo do nível do terreno. Foi usada uma grua automóvel de muito grande dimensão para se erigir uma cobertura temporária e foi vital localizarem-se esses tanques antes que a grua chegasse à obra e encontrasse um deles por acidente!

Se for necessário escavar-se para se estabelecerem as fundações, pode ser necessário mobilizar-se um arqueólogo para acompanhar essas operações de escavação.

Se for necessário erigirem-se estruturas provisórias sobre pavimentos sobrelevados ou sobre telhados, é importante que se garanta que a estrutura de suporte pode aguentar com segurança o peso, ou que se tomem precauções para se garantir que as cargas adicionais são adequadamente suportadas.

Como os edifícios históricos têm cornijas balanceadas e outras projecções, a colocação correcta dos prumos tem que ser prevista à luz do que está directamente por cima.

Tirantes: Quando os tirantes passam através de janelas de ripinhas, pode-se retirar uma ripinha para permitir que o tubo passe através da janela, sendo a lacuna resultante selada e as outras ripinhas aparafusadas entre si para se evitarem entradas não autorizadas.

As janelas com portadas exteriores são ainda mais difíceis. Se elas tiverem óculos em chumbo, pode ser possível remover-se um pequeno painel, mas as portadas com uma só folha envidraçada podem ter que ser retiradas das dobradiças e armazenadas em segurança. Infelizmente, alguns montadores de andaime tratam de partir uma janela (que pode conter vidro histórico) para colocarem os seus tirantes.

Recomendado para si:   Planeamento da Reparação

Fixações à alvenaria: Quando são feitas fixações à pedra ou ao tijolo, é necessário verificar-se antecipadamente se a alvenaria é adequada. Uma fixação destas à fachada pode desalojar uma pedra ou uma área de tijolo pondo em perigo, assim, a segurança do andaime e danificando a fábrica histórica. Todas as fixações à parede de uma estrutura histórica devem ser feitas com aço inoxidável.

Pode ser necessária uma licença de edifício classificado antes de instalarem fixações através de perfurações permanentes.

Estrados: As tábuas degradadas, rachadas ou partidas nunca devem ser usadas, já que elas representam risco de tropeçar. As tábuas que se tenham tornado escorregadias ou que fiquem danificadas devem se descartadas e devem-se tomar as necessárias precauções para que as tábuas fiquem bem fixadas, tendo em conta os ventos fortes.

Devem ser evitados os excessos de cargas nas plataformas a menos que o andaime tenha sido especificamente projectado para suportar cargas pesadas. Se tivermos que armazenar alvenarias desmanteladas, sobre uma plataforma de andaime, deve ser prevenido o projectista do andaime antes que ele comece o seu projecto.

Interfaces entre o andaime e o edifício: Apesar de bem construído, o andaime pode-se mover sempre um pouco, e um topo de tubo roçando na face de uma parede pode facilmente produzir marcas permanentes. Todos os pontos de contacto ou de proximidade de contacto entre um andaime e um edifício histórico devem ser igualmente protegidos. Todos os topos dos tubos que possam tocar numa parede ou que estejam a menos de 25 cm dela devem ser protegidos com cápsulas de plástico.

Todos os prumos devem apoiar sobre peças de madeira par que as cargas sejam distribuídas e os pavimentos subjacentes devem ser protegidos com folha de polietileno, com alcatifas velhas ou com materiais semelhantes para se evitarem danos. Todos os andaimes devem ser galvanizados para se evitar o risco de produção de manchas de ferrugem.

Telas de revestimento: A acção do vento criada pelas telas de revestimento que, por vezes, são colocadas como protecção contra a intempérie, pode ser muito forte pelo que deve ser dada uma atenção especial ao espaçamento entre fixações do andaime.

Recomendado para si:   Composição do Orçamento

Prumos telescópicos: Estas peças podem necessitar de travação entre si se tiverem mais que dois metros de altura ou se suportarem cargas elevadas. Eles devem ficar aprumados e estar adequadamente fundados.

É vulgar encontra-se uma cavilha de suporte em falta substituída por um pequeno troço de verguinha de aço, ou por qualquer outra coisa ainda menos satisfatória, tal como um prego grande. Só devem ser usadas as cavilhas em aço de elevada resistência fornecidas pelo fabricante.

Coberturas temporárias e edificações temporárias: Tendo em consideração a sua área ou o seu volume, as coberturas e os edifícios temporários são, por natureza, estruturas ligeiras.

Consequentemente as suas necessidades de estabilidade lateral e de resistência ao levantamento pelo vento são exigências muito importantes, embora frequentemente ignoradas.

É geralmente aconselhável pedir-se a ajuda de um engenheiro estruturalista na construção de tais estruturas.

O empreiteiro deve sempre ser obrigado a fornecer desenhos das suas propostas e em todos os casos, menos os mais pequenos, apresentar cálculos justificativos.

Ligação à terra: Todas as estruturas de andaime que estejam em risco de receber descargas eléctricas atmosféricas devem ser correctamente ligadas à terra.

Acesso não autorizado ao edifício: Os andaimes podem tornar os edifícios mais vulneráveis aos intrusos; as escadas devem ser fechadas a cadeado durante a noite e pode ser aconselhável tomarem-se precauções de segurança adicionais.

Mão-de-obra: Devem ser feitos esforços para se garantir que os trabalhadores estão conscientes do valor da fábrica histórica.

Vale a pena proporcionar-se aos montadores de andaimes, e também ao quaisquer outros trabalhadores, uma “visita guiada” pelo edifício para que eles possam começar a compreender a sua importância e não assumirem que é apenas “mais uma casa velha”.

Numa obra da British Heritage, o administrador da casa levou os montadores de andaime a darem uma volta ao edifício antes de começarem o trabalho.

Isto pareceu gerar um entusiasmo genuíno e uma preocupação pelo edifício e pagou dividendos pelo cuidado adicional com que passou a ser encarado.

Baixar Documento