Apontamentos Observação dos edifícios em granito na Escócia

Observação dos edifícios em granito na Escócia

O granito é usado como pedra de construção, principalmente, em duas regiões da Escócia, em redor de Aberdeen e no sudoeste da Escócia.

Foi feita uma observação de pequena escala sobre o estado  geral dos edifícios em granito nestas duas áreas, especialmente onde eles tivessem sido objecto de limpeza da pedra.

Embora, em certos casos fosse possível obterem-se pormenores sobre a limpeza da pedra desses edifícios, o rigor desses dados é incerto e, geralmente, não existem pormenores sobre a história de limpezas anteriores.

Mesmo quando pormenores existem, eles são, frequentemente, elementares e insuficientes para permitirem, em retrospectiva, uma análise adequada sobre os efeitos da limpeza no edifício.

Também não é possível ter-se a certeza sobre o estado do edifício antes da limpeza.  

Na maior parte das áreas rurais e nas áreas com relativamente pouca indústria, incluindo o sudoeste da Escócia, os níveis de sujidade granular sobre os edifícios em granito são muito baixos.  Apesar disso, foram feitas limpezas da pedra num grande número de propriedades.

A quantidade de sujidade biológica (principalmente algas verdes) era muito mais elevada no sudoeste da Escócia do que em redor da Aberdeen. Isto é consequente da maior queda de chuva no sudoeste do país.  

Nas fachadas e nas estruturas em granito onde foram usados métodos de projecção de abrasivos com mais elevada pressão, existiam frequentes evidências de danos na textura da superfície  devidos à sua erosão.

Recomendado para si:   Medição da velocidade de propagação do som

Nalgumas fachadas limpas por via química foi observada a delaminação superficial em redor das juntas e na superfície dos blocos. Não é possível afirmar-se com certeza onde é que esta  degradação estava relacionada com, ou foi exacerbada pela limpeza da pedra.

Reparou-se numa degradação similar num certo número de edifícios, mas nem todos eles tinham sido submetidos à limpeza da pedra.  

Foi difícil retirarem-se muitas conclusões do exame dos edifícios que foram limpos algum tempo antes deste estudo, já que os pormenores sobre os métodos de limpeza que foram empregues eram frequentemente muito elementares, ou não existiam mesmo, e havia pouca ou nenhuma informação sobre a história anterior do edifício, incluindo sobre quaisquer episódios anteriores de limpeza.

Baixar Documento