Apontamentos O que é um adobo?

O que é um adobo?

O adobo é um tijolo feito com lama. O bloco de adobo tradicional mede 10” x 14” e tem 4” de espessura 2. A composição ideal de materiais é de, aproximadamente, 20% de argila e 80% de areia.

Estes materiais são amassados com água e a lama é depois despejada em formas de madeira. A forma é retirada logo que o bloco mantenha a sua configuração, sendo deixado a secar ao sol.

Depois de alguns dias, o bloco é virado de lado para acelerar o seu tempo de secagem e, dentro de mais alguns dias, ele está pronto para ser retirado e empilhado.

O tijolo atinge a sua resistência total (curado) após 30 dias, o mesmo tempo que o betão.

A palha era frequentemente encarada como sendo um componente integral do bloco de adobo, mas ela só é usada, hoje em dia, por aqueles que estão agarrados à tradição, ou quando a relação areia/argila é radicalmente alterada.

Os construtores primitivos de adobo acrescentavam palha à sua mistura porque se desenvolviam grandes fissuras nos tijolos de adobo durante a secagem. Acreditava-se que a palha proporcionava resistência e que, com a adição de palha, os adobos não se partiam. Isso explica que as fracturas eram provocadas por excesso da argila usada na mistura.

Quando se usa a quantidade de argila certa, não há a necessidade de se adicionar palha. O uso da palha deve ser mesmo evitado, uma vez que é uma fonte de alimentação para os insectos.

Recomendado para si:   Assembleia da República no Sistema Político-Constitucional
Baixar Documento