O que é Stress?

Um individuo stressado

Stress é um processo complexo através do qual o nosso organismo responde aos acontecimentos que fazem parte da vida do dia-a-dia, e que são suscetíveis de ameaçar ou de pôr em causa o nosso bem-estar.

Denomina-se stress a um estado de tensão que causa uma rutura no equilíbrio interno do organismo. Muitas das vezes, em momentos de desafios, o nosso coração bate rápido demais, o estômago não consegue digerir a refeição e a falta do sono ocorre. Em geral, o corpo funciona em simultaneidade, como uma grande orquestra. Deste modo, o coração bate no ritmo adequado às suas funções, e os pulmões, fígado, pâncreas e estômago têm seu próprio ritmo que se equilibra com o de outros órgãos. A orquestra do corpo toca ao ritmo da vida com um equilíbrio preciso. Mas quando o stress ocorre esse equilíbrio, chamado de homeostase, é quebrado e perde-se a sintonia entre os vários órgãos do corpo.

Cada um trabalha num compasso diferente devido ao fato de que alguns órgãos precisam trabalhar mais e outros menos para poderem lidar com o problema. Como, por natureza, temos o impulso de buscar sempre o equilíbrio, automaticamente é feito um esforço especial para se restabelecer a homeostase interior. Tal esforço é uma resposta adaptativa do ser humano e às vezes exige um considerável desgaste e utilização de reservas de energia física e mental.

Quando conseguimos utilizar estratégias de enfrentamento para restabelecer a ordem interior, o stress é eliminado e voltamos ao normal, mas quando tal não é possível, o stress instala-se afetando todo o organismo a nível físico e psicológico.