Apontamentos O que é o DAL ?

O que é o DAL ?

A ‘Association Droit Au Logement’ (DAL) foi criada em 1990, por famílias mal alojadas ou sem abrigo e por militantes associativos de bairro, no 20 arrondissement de Paris.

O DAL nasceu na sequência de um acampamento de 48 casais que durou quatro meses, essencialmente famílias com crianças, despejadas em Maio de 1990 de dois edifícios ocupados.

A acção dos despejados e o acampamento receberam um grande apoio por parte da população do bairro, das associações, dos sindicatos e dos partidos políticos de esquerda e de extrema-esquerda.

Após alguns dias de forte mobilização mediática, o Governo nomeou um mediador com o objectivo de resolver este conflito sem o emprego da força.

Depois de quatro meses de acampamento e de manifestações, as famílias foram realojadas.

A esta acção fundadora, sucederam-se centenas de outras acções colectivas de mal-alojados e de sem-abrigos (manifestações, acampamentos, ocupações, auto-requisições de habitações devolutas…) em Paris, nos arredores e depois na província, organizadas no seio da Association Droit Au Logement, e também centenas de acções judiciais para defesa dos direitos dos excluídos da habitação.

Ao lado das lutas em Paris e nos seus arredores, nasceu uma trintena de comités noutras cidades de França.

Agrupadas em coordenação, em 1998 elas federaram-se ao redor de uma carta, no seio da Fédération des Comités Droit Au Logement.

Algumas acções, mais espectaculares e mediatizadas (como a ocupação da Rue du Dragon, no bairro de Saint-Germain-des-Prés em Paris, em 1994), contribuíram de forma visível para alimentarem o debate político, para suscitarem a preparação de dispositivos de urgência e de projectos de lei, provocando tomadas de posição ao mais alto nível do Estado.

Recomendado para si:   Selecção do Método de Limpeza

Numerosas personalidades (o Abbé Pierre, Monsenhor Gaillot, o Professor Schwartzenberg, o Professor Jacquard…), artistas e intelectuais, solidarizaram-se no terreno.

Apoios como os dos Emmaüs, dos Médecins du Monde, da Ligue des Droits de l’Homme, dos sindicatos SUD, e das associações do movimento social favoreceram igualmente o sucesso e a ascensão da Associação.

A partir de 1990, a acção do DAL concretizou-se no realojamento de milhares de famílias em situação de exclusão da habitação, em melhoramentos legislativos, numa melhor tomada de atenção, pelos políticos públicos e pela opinião geral, para a exclusão da habitação e para a crise da habitação.