Apontamentos O que é o adobe?

O que é o adobe?

O adobe, ou tijolo seco ao sol, é um dos mais antigos e vulgares materiais de construção conhecidos pelo homem.

Tradicionalmente, os tijolos de adobe nunca eram cozidos no forno. Os tijolos de adobe não cozidos consistem em areia, por vezes gravilha, argila, água e, frequentemente, palha ou erva misturados manualmente, enformados em moldes de madeira, e secos ao sol.

Hoje em dia, alguns tijolos parecidos com adobe, comercialmente disponíveis, são cozidos. Eles são semelhantes em tamanho aos tijolos não cozidos, mas têm textura, cor e resistência diferentes.

De igual forma, alguns tijolos de adobe têm sido estabilizados, e contêm cimento, asfalto e/ou materiais betuminosos, mas estes também diferem do adobe tradicional pela sua cor e aparência.

As técnicas tradicionais de construção com adobe na América do Norte, praticamente, não se alteraram durante mais de três séculos e meio.

Os métodos de construção com adobe empregues no Sudoeste durante o século XVI ainda se usam actualmente. Como os tijolos de adobe não vão ao forno, ao contrário dos tijolos cerâmicos, eles não endurecem permanentemente, mas ficam instáveis – eles retraem e distorcem constantemente com as alterações do respectivo teor em água.

A sua resistência também flutua com o teor em água: quanto maior este teor em água, mais baixa a resistência.

O adobe não se liga permanentemente com os metais, com a madeira ou com a pedra porque exibe muito maiores movimentos do que estes outros materiais, separando-se, fissurando ou rodando nas interfaces.

Recomendado para si:   Empresas de capital fechado

No entanto, muitos destes materiais de construção mais estáveis, tais como os tijolos cerâmicos, a madeira e as argamassas de cal e de cimento são, mesmo assim, usados na construção em adobe. Por exemplo, a pedra pode ser usada para as fundações do edifício e a madeira pode ser usada na sua cobertura e nos lintéis e vãos de portas.

Na construção em adobe, estes materiais são, em geral, mantidos nos seus lugares pelo respectivo peso próprio ou pelas forças de compressão exercidas pela parede acima deles.

As possibilidades e variações de projecto da construção com adobe ficam assim um pouco limitadas pelas restrições físicas desse material.

A conservação e reabilitação de um edifico em adobe que esteja degradado é melhor sucedida quando as técnicas e métodos de reparação usadas no restauro e nas reparações são tão semelhantes, quanto possível, com as técnicas usadas na construção original.

Baixar Documento