Apontamentos O nosso Modelo de Registo

O nosso Modelo de Registo

O registo multimédia tem como objectivo integrar o processo de documentação e apresentação tradicionais, que é actualmente feito, em aplicações com interfaces amigáveis, onde os especialistas (historiador, arqueólogo, arquitecto, etc.) podem aceder à informação num formato idêntico ao que estão habituados, e onde, para além disso, podem usufruir de informação adicional através de modelos tridimensionais do monumento.

O interesse dos modelos tridimensionais para o especialista do património não se concentra apenas na navegação pelo ambiente virtual, mas, com base no conhecimento científico e experiência que lhe são próprios, percorrer o espaço ao longo do tempo, vislumbrando diferentes hipóteses construtivas e compreendendo melhor o Monumento e a sua envolvente.

O processo de adequação do Ambiente de Registo Multimédia (Tridimensional) às orientações específicas dos grupos de especialistas leva a que, necessariamente, o conteúdo informativo tenha de ser moldado de uma forma adequada e de acordo não só com o conhecimento científico e tecnológico, mas também com o conhecimento empírico (experiência) dos mesmos, com implicações directas nas componentes tecnológicas e metodológicas anteriormente existentes.

Estas últimas implicações advém do facto do conteúdo informativo, à luz da operação de modelação e apresentação impostos pelos módulos de conhecimento (científico tecnológico e empírico) exigir refinamentos a nível das interfaces, paradigmas de interacção e metodologias de apresentação.

Este processo de modelação e refinamento foi definido como “Optimização de Conteúdo e de Aplicação”, já que é neste âmbito que são realizadas as maiores operações.

Recomendado para si:   Os fundamentos teóricos do restauro

Os Módulos de Conhecimento são construídos com base em indicações, fórmulas, directrizes, orientações, descrições de técnicas, comentários pessoais, etc. relativos a um ou mais grupos de interesse (arquitectos, arqueólogos, etc.) que garantem a modelação de conteúdos.

Os Módulos de Refinamento correspondem a um conjunto de acções de redesenho e desenvolvimento, no sentido de integrarem, a nível aplicacional a optimização de conteúdo anteriormente realizada.

O ambiente multimédia final, que per si constitui um Registo Patrimonial, estará apto a gerar inúmeras perspectivas diferentes de visualização e manipulação dos conteúdos informativos, de acordo com as necessidades e orientações de cada grupo de especialistas considerado.

A utilização de elementos multimédia tais como a fotografia de elevada definição, o vídeo e panoramas ou ainda o áudio, contribuem para um efectivo enriquecimento do Registo Patrimonial, estabelecendo a ponte entre a modelação sintética e o arquivo do património real.

Neste contexto, perspectivas sobre detalhes construtivos, texturas, aspectos do estado de degradação e/ou restauro, etc. essenciais a qualquer estudo posterior do património em causa, podem ser convenientemente registados.

Baixar Documento