Apontamentos Nebulização ou Aspersão Intermitente Nebulizada

Nebulização ou Aspersão Intermitente Nebulizada

A lavagem com água a baixa pressão é, provavelmente, a menos agressiva forma de limpeza.

A sua aplicação é particularmente útil onde esteja presente uma sujidade solúvel em água ou onde compostos químicos hidrosolúveis actuem como ligantes da sujidade.

As incrustações espessas de sujidade, que tendem a formar-se nas áreas abrigadas de um edifício que não são regularmente deslavadas pela água da chuva, podem ser amolecidas pela água e, posteriormente, removidas mecanicamente.

No entanto, não se conseguem remover sujidades ou manchas que sejam insolúveis em água.

A nebulização, também conhecida por aspersão intermitente nebulizada, é um desenvolvimento da lavagem com água a baixa pressão.

O seu objectivo é a aplicação da menor quantidade de água, durante a menor duração, que consiga amolecer a sujidade, possibilitando assim a sua remoção por escovagem ou por outro tratamento relativamente suave.

Geralmente, em comparação, a lavagem com água a baixa pressão arrisca saturar a alvenaria, provocando danos na parede pela mobilização de sais e provocando a corrosão de fixações, por exemplo, assim como danificando outros elementos fixados à parede, tais como os estuques, as madeiras e as decorações interiores. Também pode provocar o aparecimento da podridão seca.

Só depois de todas as investigações terem sido realizadas, as perguntas respondidas, as opções consideradas e traçada a conclusão de que é a limpeza por nebulização que preenche todos os critérios, é que se devem iniciar os trabalhos, conduzidos por executantes treinados e conhecedores deste método de limpeza, seguindo-se as linhas de orientação estabelecidas durante os ensaios de amostragem.

Recomendado para si:   Protectores
Baixar Documento