Apontamentos Materiais para Reparações

Materiais para Reparações

Os estucadores usam, geralmente, um “estuque pronto-a-amassar” para a execução de reparações, especialmente quando têm que preencher buracos muito grandes. Este “estuque pronto-a-amassar” já contém gesso e agregado nas proporções adequadas. O estucador só tem que lhe adicionar água.

Outro material que os estucadores usam para reparar fissuras e pequenos buracos, ou para a reparação da camada de acabamento, é uma pasta de cal de “dosagem elevada” (50% de cal; 50% de gesso de estuque). Este material produz um remendo branco e liso. É especialmente adequado para a reparação de grandes superfícies.

Apesar de os proprietários das casas não conseguirem equiparar-se aos anos de conhecimentos acumulados e aos conhecimentos profissionais de um estucador, existem materiais que podem ser usados em reparações particulares. Por exemplo, as fissuras capilares podem ser preenchidas com a “massa para juntas” do sistema “drywall”. Para se cobrirem fendas mais largas com fita de fibra de vidro, um proprietário pode usar uma “massa de presa rápida para juntas”. Esta massa tem um tempo de secagem rápido – 60, 90 ou 120 minutos. A “massa de presa rápida para juntas” seca por reacção química, e não por evaporação da água. Ela retrai menos do que a “massa para juntas” e tem a mesma trabalhabilidade que o “estuque pronto-a-amassar”. No entanto, como estas “massas de presa rápida para
juntas” são difíceis de lixar; elas só devem ser usadas para assentar a fita ou para preencher os buracos maiores.

Recomendado para si:   A desigualdade em França

Como camada de acabamento deve-se usar uma massa adequada, em vez de se tentar lixar.

Os proprietários também podem querer experimentar a utilização de um estuque à base de perlite para a reparação das camadas “scratch coat” e “brown coat”. Este estuque pode ser amassado manualmente em pequenas quantidades, mas o material ensacado deve ser protegido contra a humidade ambiental. Os proprietários também podem usar um estuque “pré-doseado” de acabamento, à base de cal. Só deve ser usada uma camada de base com perlite ou outros agregados leves para a execução de pequenas reparações (remendos com menos de 1,20 m). Para reparações em grande escala e para a aplicação de um estuque novo na totalidade de um compartimento, consultar as precauções, relativamente ao uso da perlite.

Os proprietários podem encontrar à venda um material chamado “estuque para reparações” ou “Plaster of Paris” nas lojas de materiais. Este pó seco não pode ser usado, só por si, nas reparações do estuque. Ele tem que ser combinado com cal, para se criar uma mistura para reparações com sucesso.

Quando se usa uma camada de acabamento de cal em qualquer reparação, deve-se esperar bastante antes da pintura, ou usar um primário anti-alcalino.