A negligência encoraja o vandalismo, enquanto que edificações bem conservadas encorajam o orgulho cívico.
Assim, deve ser prestada a maior atenção ao estabelecimento de programas regulares de manutenção que não deixem as edificações chegarem a pontos de degradação ou de abandono evidentes.
Uma manutenção cíclica também faz sentido sob o ponto de vista económico.
É menos provável que os graffiti ocorram onde os grafiteiros podem ser claramente vistos.
É frequentemente recomendado que as áreas acessíveis e atractivas ao aparecimento de graffiti sejam bem iluminadas com holofotes e projectores.
Os graffiti também podem ser reduzidos ou evitados pela presença da polícia ou de segurança privada, e de guardas florestais, ou pela presença visível de câmaras de vigilância.
A publicidade sobre detenções e outras medidas punitivas contra os grafiteiros, e a vigilância geral e os sistemas de segurança também podem reduzir os graffiti.
Se forem historicamente apropriadas e compatíveis com os edifícios históricos, certas barreiras fracas com a forma de sebes baixas de arbustos possivelmente espinhosos ou outras formas de paisagismo ou de plantações podem ser dissuasores eficientes.
Tais plantações podem tornar difícil o acesso à edificação por qualquer outro caminho que não seja o aprovadamente seguro.
As barreiras rígidas proporcionadas por sebes altas e por painéis ou vedações transparentes, tais como as de acrílico transparente ou de outras chapas em policarbonato, também podem proporcionar um certo grau de protecção.
Mas também podem ter um impacto estético negativo sobre a aparência da edificação, especialmente se as próprias barreiras ficarem desfiguradas por graffiti.