Manchas

Causas da condição – As manchas da tinta resultam de um excesso de humidade que reage com os materiais existentes no substrato em madeira. Existem dois tipos vulgares de manchas, nenhum deles exigindo a remoção da tinta. O tipo de mancha mais vulgar é consequente da oxidação ou do enferrujamento dos pregos de ferro ou de outros dispositivos metálicos de fixação (ferro, aço, ou cobre). Um segundo tipo de manchas é provocado por uma reacção química entre a humidade e as essências naturais de certas madeiras (cedro vermelho ou redwood) que resultam num depósito superficial de matéria colorida.

Isto acontece mais provavelmente em madeiras novas de substituição, durante os primeiros 10 a 15 anos.

Tratamento recomendado – Em ambos os casos, a origem da mancha deve ser previamente localizada e resolvido o problema de humidade.

Quando as manchas são provocadas pelo enferrujamento das cabeças dos pregos usados para a fixação de revestimentos em madeira de paredes exteriores, ou pelo enferrujamento de dispositivos de fixação em ferro, aço, ou cobre adjacentes a uma superfície pintada, devem ser lixados à mão, e revestidos com um primário inibidor da corrosão seguido por duas demãos de acabamento. (As cabeças de pregos expostas devem ser batidas até ficarem abaixo da superfície da madeira, pontualmente retocadas com primário, e os buracos da madeira preenchidos com uma massa de preenchimento para madeira, de elevada qualidade, excepto quando a exposição da cabeça do prego faça parte do sistema de construção original ou quando a madeira estiver demasiadamente frágil para suportar o procedimento de se baterem os pregos).

A descoloração consequente das essências da madeira, nas madeiras de substituição, geralmente pode ser limpa com uma solução de partes iguais de álcool desnaturado e água. Depois de ter sido enxaguada a área afectada, e de ser deixada a secar, deve ser aplicado um “primário anti manchas” especialmente desenvolvido para evitar este tipo de manchas (nos casos severos de escorrimento são recomendadas duas demãos de primário antes da demão de acabamento). Cada demão de primário deve secar completamente durante, pelo menos, 48 horas.