A limpeza da alvenaria previamente tratada com tintas de emulsão plástica ou com materiais baseados em cimento deve ser feita de cima para baixo.
A limpeza é feita com jacto de água a baixa pressão, onde tal for possível. Este trabalho deve ser executado com muito cuidado por forma a não se danificar adicionalmente a alvenaria pela entrada de água em excesso.
A possível mistura de areia e o prolongado jacto de água não devem ser tão fortes que vão danificar a superfície de cozedura dos tijolos e, consequentemente vão absorver muito mais humidade que anteriormente.
Recomenda-se que sejam feitas experiências em todos os casos até se encontrar o método adequado.
Os elementos construtivos, janelas, portas, cornijas, etc. que não vão ser limpos devem ser venientemente cobertos antes que o tratamento seja iniciado.