Apontamentos Juntas

Juntas

Para se conseguir uma boa ligação entre fiadas, devem-se desencontrar as juntas.

Esta regra é frequentemente chamada de ‘the wallers prayer’: ‘Um sobre dois e dois sobre um’.

As juntas adequadamente desencontradas, tal como numa parede em tijolo, distribuem a pressão de cada pedra para baixo e para fora, regularmente, ao longo de toda a parede.

As juntas não desencontradas canalizam esta pressão para linhas de fraqueza que aparecem sob a forma de costuras que alargam quando o muro assenta.

Esta fraqueza aumenta geometricamente por cada junta adicional não desencontrada numa linha vertical.

Mesmo o construtor de muros experiente deixa, por vezes, uma junta não desencontrada para fazer com que as pedras assentem firmemente ou para subir a fiada entre duas pedras mais altas, mas uma costura de duas, três ou mesmo quatro juntas não desencontradas é a marca de uma construção de muros apressada ou descuidada.

Aplica-se a mesma consideração às juntas transversais, ocultas mas cruciais.

E estas juntas são fáceis de desencontrar, mesmo com a mais rústica pedra de construção mas, se houver tão pouca sorte que se esteja a usar uma pedra muito regular e bem talhada, é necessário um esforço deliberado para se manter esta regra.

Sem um adequado desencontro de juntas, as pedras de face podem não se ligar com os preenchimentos e ambas as faces podem ganhar barriga e entrar em colapso.

Recomendado para si:   Teoria Subjectivista
Baixar Documento