Apontamentos Interpretação dos “5%”

Interpretação dos “5%”

Não está nada errado no Digest, conforme ele se encontra verdadeiramente escrito. É muito pouco provável que menos do 5 % de conteúdo em humidade na base de uma parede represente uma humidade ascendente severa, e cerca de 5 % na base de uma parede (a base de uma parede significa mesmo a base, ou seja a linha de junção pavimento/ parede – não 100 mm ou 250 mm, etc., mais acima!) é uma linha de orientação genérica para sugerir que deve ser iniciada uma qualquer acção.  

No entanto, talvez se deva olhar para o número 5 %, um pouco mais, para se perceber o que é que ele realmente significa:  

Os materiais de construção variam na sua porosidade/ permeabilidade, ou seja, eles variam na sua capacidade de armazenamento de humidade.

Por exemplo, as argamassas de assentamento podem conter bem 20 % de humidade em excesso, antes de ficarem saturadas, enquanto que um tijolo denso apenas pode conter à volta dos 6 a 7 % antes de ficar saturado; nenhum deles pode receber mais água porque ficam ambos saturados.  

Se colocarmos estes dois materiais lado-a-lado e os sujeitarmos a uma quantidade de água ilimitada, torna-se bastante claro que a argamassa pode receber em excesso 20 %, enquanto que o tijolo só pode atingir um máximo de 6 a 7 %.

Na prática, é perfeitamente possível praticar-se um furo de amostra na alvenaria e medirmos, digamos, 3%; mas como é mais permeável, a argamassa que está em contacto directo com o tijolo pode estar a 7 – 8 %. Isto faz ficar perfeitamente claro que não se podem comparar directamente os conteúdos de materiais diferentes. E este é um erro vulgar! E os 5 % num material que pode receber, digamos, só 8 % (63 % saturado) já não é, provavelmente, aceitável.

Recomendado para si:   Tentativa como forma de Extensão da Tipicidade do Facto

Portanto, o conteúdo de humidade em materiais adjacentes vai depender da sua estrutura porosa e do seu potencial conteúdo em humidade de saturação. 

Nestas condições, o Digest 245, na realidade, procura os seus 5 % no material mais permeável existente na base da parede – se ele estiver a menos que 5 %, é improvável que exista um problema  grave com a humidade ascendente! De forma semelhante, se o conteúdo em humidade desse material for  superior aos 5 %, deve ser considerada uma qualquer intervenção. Comentário acertado.  

Torna-se, portanto, extremamente importante que se determine como é que a humidade se  distribui, porque o conteúdo em humidade higroscópica pode ser superior aos 5 %: isto está sublinhado no Digest e envolve a interpretação dos resultados. 

Baixar Documento