Apontamentos Iniciativas de investigação passadas e presentes

Iniciativas de investigação passadas e presentes

A prática empírica do uso da cal tem estado, há muito tempo, afastada da investigação científica.

Para se corrigir este desequilíbrio, estão planeadas ou em curso diversas iniciativas de investigação.

A English Heritage está a planear mais investigações, como sequência do Projecto Smeaton.

A BRE está a desenvolver um projecto “Partenariado sobre Tecnologia” intitulado “Investigation of lime for building purposes”, no qual o National Trust é um dos participantes.

É importante que todas as novas investigações façam referência ao trabalho que as precedeu. Foram revistos, em 1995, os ensaios sobre argamassas feitos pela English Heritage e pelo National Trust na Muralha de Adriano, que irão publicar conjuntamente uma nova avaliação, em 1998.

As dosagens que integram os ensaios do Trust no Castelo de Corfe, em 1993, também irão ser avaliadas nesse ano.

Durante a publicação das actuais iniciativas de investigação e durante a ratificação completa das Normas Europeias para as cales de construção, é certo que irão ser feitos mais progressos no terreno.

Estes podem ser apoiados por uma documentação consistente sobre todas as dosagens usadas, pela retenção de amostras, e, também, pela inspecção e pelo registo da condição das obras, feitos durante diversos anos após a sua conclusão.

Nas especificações, podem ser eliminadas as cales hidráulicas que sejam inapropriadas para uma obra específica pela exigência da sua conformidade com a designação escolhida na norma Europeia provisória.

Recomendado para si:   Tratamento e preservação de Latão e Bronze Históricos

Os fornecedores cujos produtos não correspondam actualmente à norma, devem ser encorajados a fazê-los ficarem conformes.

Baixar Documento