Apontamentos Inertes do rio

Inertes do rio

A particular conformação geológica da nossa península, subdividida ao longo de todo o seu comprimento pela cadeia dos Apeninos, é rica em cursos de água, nos quais se foi formando com o tempo uma rede capilar de extracção, laboração e distribuição de inertes com diferentes pesos.

Estes inertes podem ser subdivididos em 5 categorias:

a) Inertes naturais de recolha simples, por exemplo:

  • Areia fina proveniente das torrentes, rios e areeiros com uma granulometria entre os 0,5 mm e os 2 mm, utilizada para acabamentos e rebocos de acabamento.
  • Areia grossa proveniente das torrentes, rios e areeiros com uma granulometria entre os 4 mm e os 6 mm, utilizada como inerte para argamassas de construção, fundos, esboços (para espessuras de 2,5 cm).

b) Inertes seleccionados por crivagem, por exemplo os calhaus com diferentes granulometrias:

  • Saibro (ghiaietto) com granulometria entre os 3 a 6 mm e os 6 a 12 mm utilizado para esboços, tiroleses e efeitos ásperos.
  • Seixo (ghiaone) com granulometria entre os 6 a 12 mm, os 12 a 25 mm e os 25 a 35 mm utilizado para betões, enchimentos e pavimentos (betonilhas).
  • Calhau (ghiaone) com granulometria entre os 35 e os 100 mm utilizado para enchimentos, “ninhos de vespa” (vespai) e pavimentos (massames).

c) Inertes obtidos por transformação com meios mecânicos:

  • Detritos da britadeira resultantes da trituração dos calhaus, com granulometria entre o 1 e os 3 mm, utilizado para fundos e para o assentamento de pedra.
  • Sarrisca (pietrisco) resultante da trituração dos calhaus, com granulometria entre os 3 a 6 mm, os 8 a 12 mm, os 10 a 20 mm, os 15 a 30 mm, os 20 a 40 mm, os 30 a 50 mm e os 40 a 70 mm, utilizada para betões, enchimentos e “ninhos de vespa” (vespai).
Recomendado para si:   Os Serviços Públicos

d) Misturas obtidas com areia e calhaus de pequena granulometria:

  • Calhaus misturados com areia grossa de granulometria entre os 3 a 6 mm, os 6 a 12 mm, e os 25 a 35 mm, utilizada para emboços de grande espessura e para projectados.

e) Compatto ou compattato, ou seja, uma mistura obtida pela junção de calhaus de diferente granulometria e de detritos da britadeira:

  • Detritos da britadeira ou areia e calhaus triturados com uma granulometria entre os 0 a 20 mm, os 0 a 40 mm e os 0 a 70 mm, utilizados para enchimentos e preparação de fundos.

Os calhaus usados nas misturas devem estar inteiros, pelo que não devem ser utilizados os triturados mecanicamente porque apresentam micro fracturas que os tornam inadequados à utilização nos moldados em betão armado.

Uma proporção correcta para um rendimento óptimo da mistura com ligantes tais como a cal e o cimento é de uma parte de areia ou areão para duas de seixo miúdo, ou seja de 0,4 m3 de areia e 0,8 m3 de seixo para cada 1,2 m3 de mistura.

Os inertes devem ser totalmente lavados das impurezas antes do seu emprego; quanto mais limpos, maior é o rendimento.

Baixar Documento