Apontamentos Humímetros, Eléctricos ou Carbide

Humímetros, Eléctricos ou Carbide

Na imprensa mais recente tem havido uma considerável “bisbilhotice” contra o uso dos humidímetros eléctricos no diagnóstico da humidade em substratos de alvenaria.

Os bisbilhoteiros acusam directamente estes humidímetros de não medirem a humidade mas apenas as alterações da resistência eléctrica, da condutividade ou da reflexão/ absorção das ondas rádio no substrato, conforme o tipo de humidímetro eléctrico em causa.  

Eles também nos dizem que alguns sais e alguns materiais condutores eléctricos, por exemplo o papel de parede folheado a metal, nos dão resultados errados e enganadores: na realidade, tudo isto é verdade.

Por outro lado, dizem-nos eles, os humidímetros “Carbide” podem-nos dar uma medição quantitativa da humidade no substrato, e esse é o método recomendado para a medição da humidade descrito no BRE Digest 245.  

Mas debrucemo-nos, mais aproximadamente, sobre este dois métodos para o diagnóstico de problemas relacionados com a humidade.

Repare-se, por favor, que eu emprego cuidadosamente a palavra “diagnóstico” e, especialmente, porque um diagnóstico é a identificação de um problema, pelo que  deve ser definitivo.

Portanto, uma vez diagnosticado, pode haver sempre uma discussão sobre é necessário ou não fazer-se um tratamento.  

Recomendado para si:   A universalização da antropologia
Baixar Documento