O conceito de História e Geografia

O conceito de História e Geografia

Saber História e Geografia é ser capaz de observar um fenómeno ou acontecimento, descrevê-lo, interpretá-lo e situá-lo no espaço e no tempo, para assim verificar as mudanças e permanências.

O que é História?

A conceitualização do termo História constitui uma tarefa complexa, pois a explicitação do seu significado tem variado no decorrer do tempo, variando conforme as correntes de pensamento e os autores.
Etimologicamente, A palavra história tem origem grega e significa “testemunha” ou “investigação”, ou ainda procurar. No entanto, é utilizada, frequentemente, com significados diferentes.
De um modo geral, História é uma ciência social que estuda o homem através dos tempos, nos diferentes lugares em que tem vivido. Procura investigar e compreender o modo de vida do homem desde a sua origem até a actualidade. Como afirma Marc Bloch, a “História é a ciência dos homens no tempo”.
Em História, o estudo dos factos é feito a partir das seguintes perguntas:

  • O que é?
  • Onde?
  • Quando?
  • Como?
  • Porquê?

Qual é a diferença entre História e estória?

A história-ciência ou a história científica é diferente da estória, cuja narração é feita com sentido de humor (para divertir) e sem nenhuma veracidade. As estórias são passagens míticas, inventadas pelo imaginário popular (Ex: Estórias de “Lobo e Chibinho”, Capuchinho Vermelho, Contos de Fada; Rei e Bocage, etc). As lendas e os mitos são também são exemplos de estórias. Pelo contrário, a História é a ciência que estuda o homem e a sua ação no espaço e no tempo, junto com a análise de processos e eventos que aconteceram no passado. Portanto, a História constitui narrações de factos que realmente ocorreram, num determinado tempo e lugar.

Recomendado para si:   A Historiografia do Iluminismo

O que é Geografia?

Geografia – A origem etimológica da palavra “geografia” é derivada do grego geographía (γεογραπηία), cujo significado é descrição da Terra.
Geo = “Terra” + Graphía = “descrição

A Geografia é uma ciência que localiza, descreve e interpreta as paisagens terrestres, a relação entre os fenómenos e a interligação com o meio natural. Por outras palavras, a Geografia estuda a superfície terrestre: o clima, o relevo, a humidade, a precipitação, os homens, os animais, as plantas, o meio aquático, as construções, etc., estabelecendo a interligação entre esses elementos.
Porém, a definição da Geografia não é consensual ente os estudiosos.

OBS: A História e a Geografia são duas ciências diferentes mas que estão interligadas, já que ambas dedicam-se ao estudo do homem e do espaço onde ele vive.

Curiosidades

Pai da História – Heródoto de Halicarnosso – grego (séc. V a. C)
Pai da Geografia – Alexander Von Humboldt – alemão (1769-1859).

Baixar Documento