Identidade nacional: enquadramento teórico - Cabo Verde

Identidade nacional: enquadramento teórico – Cabo Verde

O conceito de identidade nacional

Perguntas de partida

Perguntas para reflexão e construção do conceito de identidade nacional. Qual é a nossa nacionalidade? Afinal, o que temos em comum? Porque todos nós nos sentimos cabo-verdianos?

Nós somos cabo-verdianos. E o que nos faz sentir todos cabo-verdianos é o facto de termos um passado comum, partilhamos a mesma cultura (língua, religião, tradições, etc.), vivermos num mesmo território, fazermos parte de um mesmo Estado e possuirmos símbolos comuns como bandeira, hino, brasão, etc. São esses elementos que temos em comum que nos une, que nos faz sentir membros de uma mesma nação – a nação cabo-verdiana.

Contudo, ser-se cabo-verdiano não implica apenas partilhar um conjunto de elementos ou características comuns. Muito mais do que isso, é reconhecer-se a si e a outros (cabo-verdianos) como membros pertencentes de uma mesma nação e como diferentes (estrangeiros) todos que dessa nação não fazem parte. Por outras palavras, para haver identidade nacional é preciso que uma comunidade tenha o sentimento de pertença a uma determinada nação.

Definições

  1. Identidade nacional – é o sentimento de pertença a uma nação por parte de grupo de indivíduos, que se autorreconhecem como membros de uma mesma comunidade nacional por partilharem entre si elementos comuns como língua, religião, tradições, história, território, instituições, símbolos nacionais, etc.
  2. Identidade nacional – refere-se a um conjunto definido de referências e símbolos (língua, bandeira, hino, tradições, etc.) com os quais os indivíduos de um determinado espaço social e geográfico se identificam e se reconhecem como membros pertencentes de uma mesma nação.
Recomendado para si:   A Igreja Católica no Ocidente Europeu

Os símbolos são importantes por que, a partir do momento em que os indivíduos de um determinado grupo ou país assimilam os mesmos símbolos, eles compartilham uma identidade, passam a ter algo em comum.

A construção da identidade nacional ocorre a partir da valorização e significação de um conjunto de símbolos ou representações, através dos quais os nativos de um país se identificam e se sentem ligados. Essas representações (heróis nacionais, estórias, costumes, tradições, hino, bandeira, língua, religião, paisagens, etc.) são apropriadas pelos indivíduos e inseridos na memória colectiva, tornando-se, assim, a base comum (ou pontos de referência) de identificação para os membros da nação.

Geralmente, a identidade nacional de um indivíduo é certificado pelo Estado através da emissão de um documento jurídico de reconhecimento e legitimação dessa mesma identidade. No entanto, a identidade nacional pode existir sem estar certificada por um documento legal.

A existência da identidade nacional implica, necessariamente, a existência da nação, com a qual os indivíduos se possam identificar, criando, assim, um sentimento comum de pertença, que constitui elemento básico para o surgimento da identidade nacional. Sem a nação, a identidade nacional é uma mera utopia.

Identidade nacional versus identidade cultural

Para uns, a identidade nacional e a identidade cultural são termos sinónimos. Porém, outros afirmam que a identidade nacional tem uma dimensão mais abrangente enquanto a identidade cultural pode assumir características mais restritas, isto é, adquirir especificidades regionais e até locais. Neste sentido, a identidade nacional pode englobar várias identidades culturais (ex: EUA, Brasil). Contrariamente, em Cabo Verde, as duas concepções de identidade se confundem uma vez que todos os grupos sociais estão interligados por um património cultural semelhante que compõem o nacional.

Recomendado para si:   O papel da cultura na luta de libertação nacional em Cabo Verde

Porém, a identidade nacional se origina e se expressa pela identidade cultural. Como sabemos, é a cultura (costumes, valores, música, gastronomia, religião, língua…) que caracteriza e identifica um povo. Assim, são as manifestações culturais que configuram a identidade nacional de um povo. Portanto, a identidade nacional constrói-se a partir da identificação com a cultura nacional. Isso pressupõe que a identidade nacional de um indivíduo depende do seu grau de identificação com a cultura do seu país.

Baixar Documento