Apontamentos Exemplo de Aplicação

Exemplo de Aplicação

O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, situado no Cabo Espichel em Sesimbra, é considerado desde há muito tempo um local de temor e fé, além de muito rico em termos arquitectónicos.

De facto, deste conjunto arquitectónico edificado num local agreste mas de paisagens e vistas grandiosas, salienta-se a Ermida da Memória construída junto à falésia, e que data do século XV, um extenso Santuário edificado a partir do século XVII de arquitectura maneirista barroca e popular (semelhante à encontrada na região saloia dos arredores Lisboetas) e do qual fazem parte uma igreja ladeada por duas extensas hospedarias e um cruzeiro, assim com um aqueduto que transporta água a partir da aldeia mais próxima, a Azoia, até à denominada Casa da Água construída em 1770.

Este conjunto constitui sem dúvida um valioso património arquitectónico nacional.

No entanto, nas últimas décadas têm-se verificado um esquecimento e degradação evidentes, pelo que foi iniciado em 1995 um projecto de restauro, reabilitação e reutilização, pela Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN).

Este projecto tem como objectivo a manutenção do seu uso ancestral religioso e popular e a instalação de uma pousada, na anterior hospedaria, de forma a respeitar o seu sentido religioso e contribuir para a recuperação e dignificação de todo o santuário.

Em paralelo com o referido projecto de restauro, sentiu-se a necessidade de efectuar um registo multimédia exaustivo de todos os elementos arquitectónicos, ambientais, históricos, evolutivos, etc. deste local, principalmente os que possam desaparecer ou sofrer sérias alterações com o processo de restauro ou com o evoluir do tempo e o desuso das tradições.

Recomendado para si:   Pressões de ar de projecção

Este registo multimédia tem vindo a ser desenvolvido com base no Modelo Orientado ao Conhecimento Especializado apresentado neste artigo, dando ênfase nesta primeira fase do projecto, ao conhecimento e experiência Arquitectónicos, ou seja, orientado para o grupo específico dos Arquitectos.

O registo multimédia baseia-se em conteúdos clássicos como textos e plantas, fotografias, vídeos e sons recolhidos no local, e outros menos clássicos como modelos 3D, para apresentar ao utilizador não só informação geral dos monumentos, mas também, e sobretudo, detalhes construtivos e aspectos pitorescos, em alguns casos com precisão milimétrica, no sentido de elaborar um documento suficientemente aproximado e fidedigno do santuário e de todo o seu ambiente e espírito de envolvência.

Este registo multimédia é apresentado, de uma forma estruturada, ao utilizador através de suporte CD-Rom.

De facto, a diversa informação apresentada foi dividida pelas secções que se apresentam de seguida:

  • Localização e Enquadramento – breve explicação com recurso a imagens, texto e animação para ilustrar a localização do Santuário e o seu enquadramento ambiental (localização geográfica, fauna, flora, falésias, mar e paleontologia);
  • Introdução Histórica – breve enquadramento histórico que auxiliará o utilizador a compreender a origem, utilização e evolução do Santuário (romarias, tradições, lendas e cultos, evolução da construção do Santuário – projecção cronológica da construção do sítio com recurso a modelos 3D);
  • Visualização Guiada – esta permitirá efectuar uma visita guiada pelo exterior e interior (da Igreja, Mãe de Água e Capela) do Santuário. O ambiente da visita guiada é modelado em formato 3D e apresentado também através de panoramas detalhados, com áreas sensíveis que após seleccionadas dão acesso a outras panorâmicas e detalhes. A visita é auxiliada com a presença de uma planta do conjunto que indica o local onde se encontra o utilizador.
  • Projecto de Restauro – breve apresentação do projecto de restauro, reabilitação e reutilização em curso com recurso a texto, imagens e vídeos de modelação 3D que representam o exterior e interior da pousada (estado de degradação, Projecto de Restauro – Pousada, Intervenção de reabilitação);
  • Pesquisa – informação complementar e mais aprofundada que é apresentada durante a visita guiada (referida anteriormente), sempre que o utilizador o solicitar, ou através de um secção própria, onde o utilizador poderá fazer pesquisas especificas (por palavra chave) numa Base de Dados que contem textos, imagens, vídeos, etc.
Recomendado para si:   Princípio da Universalidade ou da Aplicação Universal
Baixar Documento