Apontamentos Estruturas básicas onde deve ser feito o reconhecimento

Estruturas básicas onde deve ser feito o reconhecimento

A madeira

A natureza básica da podridão provoca a fractura da madeira em fendas cúbicas (podridões castanhas) ou que esta assuma uma aparência fibrosa grosseira (podridões brancas).

No entanto, também é útil saber-se se a madeira é uma “hardwood” ou uma “softwood”, já que certas podridões só atacam ou uma ou outra.

O corpo frutífero 

Este é a fase de “cogumelo” da podridão, ou seja, a fase reprodutiva. Se existir um corpo frutífero, então. e em termos gerais, é muito mais fácil identificar-se uma podridão.

Infelizmente, podem-se encontrar formas atípicas de corpos frutíferos.

O micélio

Este é o “corpo” de crescimento e consiste em massas de filamentos muito finos (hifas). É o micélio que segrega os enzimas, químicos especiais, que atacam os componentes da madeira e os transformam em materiais mais simples, por exemplo, em açúcares, os quais podem ser usados pelos fungos para a sua alimentação, crescimento e sobrevivência.

Ramificações 

Algumas podridões formam “ramificações” que são, efectivamente, um grupo de hifas com paredes mais espessas. A sua função é transportar a “alimentação” (produtos da degradação da madeira) para a massa de crescimento.

Recomendado para si:   Reparação em coberturas e em remates de folha de chumbo
Baixar Documento