Apontamentos Escolha da metodologia conservativa

Escolha da metodologia conservativa

NORMAL 20/85 Intervenções de Conservação: Projecto, Execução e Avaliação (NORMAL 20/85 Interventi Conservativi: Progettazione Esecuzione e Valutazione)

O Documento contém:

1. Prefácio, dedicado a determinar as intervenções de manutenção ordinária e extraordinária.

2. Estado de conservação: ensaios preliminares. São indicadas todas as metodologias de análise consideradas necessárias para a definição dos materiais constitutivos, os seus tipos e a intensidade das alterações presentes, a presença da vegetação espontânea e as características ambientais.

3. Classes de produtos e suas metodologias de aplicação para os diferentes tipos de intervenções de conservação. São descritos:

  • Os métodos de limpeza (possíveis sobre superfícies esculpidas, possíveis sobre paramentos exteriores não esculpidos e sem especial valor estético, tratamento da vegetação espontânea);
  • Os métodos possíveis para a execução de colagens e de estucagens;
  • Os métodos possíveis para a execução da protecção (aplicação de produtos químicos, intervenções sobre o ambiente exterior).

4. Avaliação preliminar da eficácia dos materiais e dos métodos para as intervenções de conservação. São indicadas as metodologias a serem adoptadas em laboratório e os critérios para a avaliação dos resultados das diferentes fases de intervenção acima descritas.

Para os pormenores relativos aos métodos de ensaio e de análise, faz-se referência aos Documentos NORMAL descritos neste resumo.

NORMAL 30/89 Métodos de controlo da biodegradação (NORMAL 30/89 Metodi di controllo del biodeterioramento)

O Documento contem as indicações sobre diversos métodos utilizáveis para o controlo da biodegradação dos materiais pétreos, sejam naturais sejam artificiais.

Recomendado para si:   Unidade Temática: Avaliação

Nesta primeira edição referem-se as metodologias já suficientemente experimentadas. Este Documento articula-se em três capítulos:

1. Critérios gerais
2. Métodos indirectos
3. Métodos directos

Contem ainda um Glossário dos termos mais vulgarmente usados.

NORMAL 35/91 Caracterização dos Biocidas: Esquema de Selecção (NORMAL 35/91 Caratterizzazione Biocidi: Schema di Scheda)

Este esquema, elaborado segundo as indicações do Documento, permite a recolha sistemática dos dados relativos às características químicas, físicas e toxicológicas, bem como a utilização de biocidas.

!NORMAL 38/93 Avaliação da Eficácia dos Biocidas (NORMAL 38/93 Valutazione dell’Efficacia dei Biocidi)

O Documento refere-se aos métodos para a avaliação da eficácia dos produtos com acção biocida nos confrontos com a microflora, com os líquenes e com a vegetação fanerogâmica.

Para a microflora e para os líquenes são referidas as provas a serem desenvolvidas em laboratório e in situ, enquanto que para a vegetação os ensaios a serem efectuados são exclusivamente in situ.

!NORMAL 37/92 Tratamentos biocidas – Selecção para o Arquivo de Dados (NORMAL 37/92 Trattamenti Biocidi – Scheda per Archiviazione Dati)

A selecção elaborada segundo as indicações do Documento permite a recolha de dados para uma documentação sistemática de tratamentos executados com biocidas.

Baixar Documento