Apontamentos Erupção dos sem tecto no Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Erupção dos sem tecto no Fórum Social Mundial de Porto Alegre

Erupção dos sem tecto no Fórum Social Mundial de Porto Alegre

No dia 1 de Fevereiro de 2002, a pedido do DAL, uma delegação com uma centena de participantes do FSM, entre os quais a Confédération Paysanne, o SUD, o ATTAC, os Gamins de la rue, o CRID, o CEDETIM, o FSU, a Fondation PARADA, o HIC e numerosas outras organizações de diferentes países, membros do MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia), vieram apoiar 300 representantes das famílias sem tecto que ocuparam durante 24 horas uma torre no centro de Porto Alegre.

Esta torre de 12 andares, desocupada desde há 6 anos, está situada no bairro de serviços e pertence a uma sociedade multinacional de seguros de vida.

Esta ocupação, situada no percurso da marcha de abertura do FSM, foi saudada pelos manifestantes entoando o slogan dos sem tecto do Brasil “ocupar! resistir para morar!”.

O planeta conta 1 bilião de sem-abrigo e de mal abrigados, a crise na habitação mundializa-se, alimentada pela progressão das desigualdades, pela desregulamentação dos mercados imobiliários, pela progressão e pela internacionalização da especulação imobiliária, e pela depuração social dos centros urbanos.

O MNLM, próximo do DAL pelas suas práticas de acção não violentas e pelos seus objectivos, defende 250.000 famílias que ocupam habitações devolutas e baldios urbanos em 14 Estados de Brasil. Trata-se de uma das organizações mais implantadas no mundo, entre as que lutam pela habitação.

Recomendado para si:   Degradação da pedra e poluição atmosférica

Nós desejamos que o Fórum Social Mundial reforce as ligações entre os movimentos citadinos e os movimentos de luta das principais vítimas do liberalismo mundial, os sem tecto, os sem terra, os sem rendimentos, os indocumentados, os iletrados… actores incontornáveis da luta contra a opressão liberal económica.